
Uma nova pesquisa do instituto Datafolha revelou um cenário mais competitivo na disputa presidencial, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdendo a vantagem que mantinha em simulações de segundo turno. Os dados indicam empate técnico com possíveis adversários e, pela primeira vez, vantagem numérica de Flávio Bolsonaro sobre o atual mandatário.
No cenário em que enfrenta Flávio Bolsonaro, Lula aparece com 45% das intenções de voto, contra 46% do senador. Apesar da diferença, o resultado configura empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Já nas simulações contra Ronaldo Caiado e Romeu Zema, o presidente registra 45%, enquanto ambos os adversários atingem 42%, também dentro da margem.
O levantamento ouviu 2.004 eleitores em 137 municípios entre os dias 7 e 9 de abril e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-03770/2026. Esta é a primeira rodada após a consolidação de nomes considerados pré-candidatos, incluindo a entrada de Caiado na disputa.
