Banco Central reduz a taxa básica de juros para 11,25% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu, nesta quarta-feira (31/1), reduzir a taxa básica da economia (Selic) em mais 0,50 ponto percentual pela quinta reunião consecutiva.  Com isso, os juros passam de 11,75% ao ano para 11,25% anuais, pelo menos nos próximos 45 dias, quando ocorrerá mais uma reunião do Comitê comandado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Credito: Raphael Ribeiro/BCB

 

A decisão foi unânime entre os integrantes do Copom e o colegiado sinalizou redução “de mesma magnitude nas próximas reuniões”. Além disso, os diretores do BC “avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, ou seja, pretendem manter a taxa Selic em nível acima do neutro (em torno de 4,5% pelas projeções do BC).

 

A primeira reunião do ano do colegiado teve a participação de dois novos diretores indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos) e Rodrigo Teixeira (Administração).  Com isso, o Comitê agora tem cinco integrantes indicados pelo governo anterior e quatro, pelo atual chefe do Executivo e apenas uma mulher na diretoria: Carolina Barros (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta).

 

O novo patamar da Selic é o menor desde março de 2022. No comunicado, o Copom reforçou a preocupação com o equilíbrio das contas públicas e com o compromisso da equipe econômica em perseguir as metas fiscais. “Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o Comitê reafirma a importância da firme persecução dessas metas”, destacou o comunicado.

Leave a Reply