O que a imprensa brasileira não publica: Após STF descondenar, agora EUA agora abre investigação sobre corrupção no 2º governo Lula

Não é fake News. Mas a imprensa brasileira esconde esta informação.

Menos de uma semana após a visita do presidente Lula aos Estados Unidos, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (17), através de comunicado oficial, a abertura de investigação sobre um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que envolve funcionários da estatal brasileira Petrobras no âmbito do Caso Petrolão.

A investigação se reporta aos governos Lula, Dilma e Temer. O caso já está sob investigação do FBI, a Polícia Federal dos EUA. A investigação utiliza dados do processo que condenou em 2021 o ex-presidente da Braskem José Carlos Grubisich a 20 meses de prisão, e ao pagamento de uma multa de US$ 2,2 milhões – ou quase R$ 12,2 milhões no câmbio atual pela Justiça dos Estados Unidos por ter confessado o pagamento de propina para funcionários da Petrobras. Nesta nova investigação, dois alvos respondem por quatro acusações por pagamento de propina e de três por lavagem de dinheiro entre 2010 e 2018, os investigados teriam subornado autoridades da Petrobras para que a estatal mantivesse negócios com duas empresas de comércio de combustíveis sediadas em Connecticut.

Leave a Reply