Festival tradicional acontece nos dias 22 e 23 de setembro e shows têm entrada gratuita
O 30º Ronco do Bugio, festival tradicional de música que acontece em São Francisco de Paula, já tem suas atrações confirmadas: na sexta (22) quem comanda o palco é Joca Martins e em seguida Os Tiranos seguem com baile, no sábado (23), Os Fagundes sobem ao palco e em seguida Batendo na Marca comanda o baile. A entrada é franca.
Composições inéditas
O júri composto por Pepeu Gonçalves, Paulo Freitas, Samuca do Acordeon, Neuza Castello e Paulo Bertussi, entre 88 composições inéditas inscritas, escolheu 20 músicas que sobem ao palco durante os dois dias de evento para disputar o prêmio Ronco do Bugio. No sexta (22) sobem as 10 escolhidas para a fase local, com concorrentes de São Francisco de Paula e no sábado (23) sobem ao palco as 10 composições de músicos de todo o Estado.
Cozinha campeira com Cozinheiros de São Chico
No sábado, o grupo Cozinheiros de São Chico é responsável pelo aguardado, e já tradicional, jantar campeiro, também gratuito. Na última edição foram servidas mais de 1 mil refeições em um cardápio que teve feijoada, carreteiro e quirera com carne de porco, uma tradicional comida cabocla.
Airton Nunes, membro dos Cozinheiros de São Chico, destaca que a união da música e da culinária juntas possuem um potencial ainda maior de preservar a cultura e tradição do povo gaúcho. “No ano passado servimos mais de mil refeições de forma totalmente gratuita. É um pequeno presente ao público que ano após ano comparece para prestigiar um evento que é a cara do Rio Grande”.
Ronco Estudantil
Estudantes da rede municipal e da rede estadual de ensino de São Francisco de Paula já podem se inscrever para a categoria Ronco Estudantil. As composições a serem defendidas pelos alunos não precisam ser inéditas mas deverão conter, obrigatoriamente, o compasso Bugio. Cada intérprete poderá defender apenas uma composição. As inscrições acontecem até dia 18 de setembro através de formulário no edital 134/2023 em saofranciscodepaula.rs.gov.br.
O ritmo Bugio
O Ritmo do Bugio é um ritmo musical específico que surgiu através do acordeom. Os gaiteiros serranos usavam o jogo de fole, recurso peculiar do acordeom, para destacar e caracterizar o ritmo, que muito se referencia no som marcado que os animais, bugios, produzem nas matas nativas da região dos Campos de Cima da Serra e das Matas dos Pinhais.
O Bugio é patrimônio cultural imaterial de São Francisco de Paula e está impregnado na identidade do povo serrano. O gênero musical nos caracteriza como “São Chico – Terra do Bugio e dos grandes gaiteiros” e o reconhecimento popular e a memória social formalizam esse sentimento. O registro histórico aponta que o primeiro Bugio registrado musicalmente, aconteceu em 1956, com “O Casamento da Doralice” com partitura e letra com composição de Os Irmãos Bertussi, músicos de renome da cultura gaúcha e nascidos no nosso território de São Francisco de Paula.
O Festival Ronco do Bugio
O músico, poeta e historiador nascido em São Francisco de Paula, Léo de Souza Ribeiro é quem contextualiza a importância do Festival Ronco do Bugio.“O Festival acontece desde o ano de 1986 quando, sob uma lona de circo, em uma noite gélida no campo do Atlético, o evento aconteceu pela primeira vez. O Festival Ronco do Bugio possui características próprias em sua forma e conteúdo, pois é o único do Brasil onde apenas um ritmo é permitido, ou seja, o Bugio, numa maneira de preservação do compasso oriundo de nossa querência. Na América do Sul algo similar acontece somente na Argentina, em Corrientes, berço do ritmo Chamamé”.
Classificados
Fase geral – Bugios Selecionados
- Guri de São Chico
Autores: Paulo Ricardo Costa/Jones Andrei Vieira
- Tradições, Lendas e Crenças
Autores: Mario Amaral/Juliano Moreno
- Bugio da Criúva
Autores: Salvador Lamberty/Eri Côrtes
- Nos Bolichos de São Chico
Autores: Luiz Ernando dos Reis/José “Zezinho” Claro
- Bugio do Grotão
Autor: Luiz Fernando Villela/ Betinho Oliveira
- A Minha Flor Colorada
Autor: Claudionir Araújo Bastos/Renato Fagundes
- Versos de Estribo
Autores: Mario Amaral/Juliano Moreno
- Ninguém Silencia o Bugio
Autores: Henrique Fernandes/Felipe Goulart
- O Rio Grande me Entende
Autor: Dionísio Costa/Pedro Neves
- Prosa de Gaita e Bugio
Autor: Rodrigo Rodrigues/ Jeferson Braz “Madruga” / Rivelino Rodrigues
Fase Local – Bugios Selecionados:
- Te Apresento o Bugio
Autor: Douglas Schwaab,Bira reis e Luiz Fernando da Silva/ Yuri Duarte
- Último Bugio
Autor: Cirilo Schuch/ Bruno Costa “campeiro “
- Vertente
Autor: Cirilo Schuch/ Bruno Costa “Campeiro “
- Pra Roncar em São Francisco
Autor: Thomás Trentin/ Cristiano Martins dos Santos
- Reviver Querência
Autor: Eduardo Gomes
- Sou Serrana, Sou Mulher
Autor: Eduardo Gomes
- Bugio Nos Galhos
Autor: Jair Marcos Lopes
- De Sangue Serrano
Autores: Paulo Ricardo Costa/Luís Fernando da Silva
- São Chico Orgulho em Viver
Autor: Ariel Reis / Ubiratã Reis
- Sonhei Que Era Gaiteiro
Autor: Luís Fernando da Silva/ Thomaz schuch