Por que muitos bilionários vão apoiar Donald Trump?

Por Paul Krugman (The New York Times)

A campanha de Donald Trump está supostamente sem dinheiro. As contribuições de pequenos doadores estão ficando muito aquém do ritmo de 2020. Os grandes comícios de Trump não estão rendendo suas maiores arrecadações de dinheiro. Alguns doadores de grandes quantias estão hesitantes, em parte porque temem (com razão) que seu dinheiro seja usado não para a campanha, mas para pagar as contas judiciais do ex-presidente. Por isso, Trump está tentando atrair os bilionários de direita.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump participa de um comício presidencial em Green Bay, Wisconsin

Não tenho ideia de quão bem-sucedido ele será, mas parece altamente provável que pelo menos alguns bilionários forneçam quantias substanciais a um homem que tentou anular a última eleição e tem sido aberto sobre suas intenções autoritárias – usando o Departamento de Justiça para perseguir seus oponentes políticos, reunindo milhões de imigrantes sem documentos e colocando-os em campos de detenção e muito mais.

Isso levanta a questão: Por que os bilionários apoiariam uma pessoa assim?

Afinal de contas, não é como se eles estivessem sofrendo com o presidente Joe Biden. Os economistas, inclusive eu, frequentemente lembram às pessoas que o mercado de ações não é a economia. O baixo nível de desemprego e o aumento dos salários reais – ambos só possíveis por causa das medidas econômicas de Biden, mesmo que muitas pessoas não acreditem nisso – têm muito mais relevância para a vida da maioria das pessoas.

Mas os preços das ações são provavelmente um indicador muito melhor de como os muito ricos, que detêm muitos ativos financeiros, estão se saindo. E, embora em 2020 Trump tenha previsto uma queda nas ações se Biden ganhasse, o mercado tem, de fato, atingido recordes de alta durante o atual governo. Por que, então, apoiar um candidato que mais ou menos promete desencadear o caos social e político?

Uma resposta direta é que os ricos quase certamente pagarão menos impostos – e as empresas serão menos regulamentadas – se Trump vencer do que se Biden permanecer no cargo.

Leave a Reply