MDB mostra força política em NH e conclama Giovani Feltes para concorrer

Com a presença de líderes históricos e da nova geração, o MDB mostrou a sua força política no encontro do Mobiliza 15, semear trabalho, partilhar conquistas na manhã deste sábado, 11 de novembro, em Novo Hamburgo. Cerca de 500 correligionários de 48 municípios de cinco regiões participaram da atividade que prepara o partido para as eleições de 2024. A série Mobiliza, que iniciou em julho, segue percorrendo todas as regiões do Rio Grande do Sul e encerra no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre.

Foto: Galileu Oldenburg

O desafio eleitoral para o próximo pleito foi evidenciado pelo presidente estadual, prefeito Fábio Branco, logo no início do ato político. “Para vencer, é preciso organização e qualificação dos nossos candidatos e, através do Mobiliza 15, estamos ofertando isso a todos os nossos militantes, dirigentes e pré-candidatos do estado”, mencionou Fábio.

O papel histórico e de gestão do MDB no RS também foi destacado por ele. Na presença de três ex-governadores, Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, e também do vice-governador Gabriel Souza, o presidente declarou: “Não tem partido maior, melhor e com referência política do que o nosso”.

Propondo uma reflexão, encerrou o seu discurso com uma frase inspiradora do saudoso deputado Ibsen Pinheiro, ex-presidente da Câmara dos Deputados e do MDB gaúcho:
“O nosso principal defeito é também a nossa maior virtude: um partido grande e heterogêneo, que abriga diferentes vertentes de pensamento. Por isso, aquilo que nos une são os objetivos em comum, como o de transformar para melhor a sociedade em que vivemos, e esse é o papel do MDB”.

Com casa lotada, Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, agradeceu a mobilização dos correligionários e na mesma linha do presidente Fábio sustentou: “Somos grandes, diversificados, com várias nuances, mas somos também o ponto de equilíbrio.”

Ovacionado pelo público que gritava “Sartori-Caxias, Giovani-Novo Hamburgo”, o ex-governador José Ivo Sartori alertou sobre a necessidade de organização e diálogo para a construção das nominatas majoritárias e proporcionais nas eleições de 2024. “É preciso ter em mente o que queremos fazer pelos nossos municípios e apresentar propostas claras”, disse o ex-governador.

Germano Rigotto

Ao discursar logo após Sartori, o ex-governador Germano Rigotto, além de convocar Sartori, lançou o nome do atual secretário da Agricultura do Estado, Giovani Feltes, como pré-candidato em Novo Hamburgo, sucedendo a atual prefeita Fátima Daudt. “O Sartori fica nesse vai, não vai, mas ele é o nosso candidato em Caxias. E em Novo Hamburgo, por toda a qualidade e experiência que tem, com ampla trajetória, o nome é Giovani Feltes”, conclamou Rigotto.

Gabriel Souza

Corroborando com a fala de Rigotto, o vice-governador Gabriel Souza fez o ultimato a Giovani Feltes. Disse que o governo conta com um secretário da Agricultura competente e bom de gestão pública, capaz de fazer com que o setor do agronegócio se desenvolta, porém, garantiu que ele terá que assumir uma nova missão. “Novo Hamburgo, com posição estratégica e econômica, necessita dar continuidade à administração de Fátima Daudt. Precisamos de uma candidatura capaz de unificar o campo político e atrair novos aliados para que a cidade siga se desenvolvendo. Interessa ao vice-governador do RS que os municípios estejam em mãos certas e com as pessoas certas. Vamos perder um secretário, mas Novo Hamburgo terá um grande prefeito”, discursou Gabriel.
Sobre menção ao seu nome, Giovani pontuou: “Em relação às candidaturas, torço para Sartori ser candidato em Caxias, e fico lisonjeado de ser lembrado para concorrer em Novo Hamburgo”. Sobre o futuro político não antecipou, mas manteve a esperança nos correligionários que lhe conclamaram. “Minha decisão é em relação à vida que quero percorrer a partir dos meus 66 anos. E depois desse tempo todo o meu partido vai entender qualquer decisão que eu tome”, informou Giovani.

José Fogaça

O ex-senador José Fogaça também reforçou o pedido. “Essa é a hora do MDB e de Giovani ser candidato. Sabem por quê? Porque a Fátima está no MDB”, disse. Como vice-presidente da sigla, Fogaça aproveitou também para dar as boas-vindas aos 20 novos filiados que assinaram ficha no partido nesta manhã.
Pedro Simon
O apelo final para que Giovani seja candidato na capital do calçado veio do líder máximo do MDB gaúcho: ex-senador Pedro Simon. “Novo Hamburgo tem todas as condições de eleger Giovani Feltes para prefeito. Ele é um dos quadros mais representativos do MDB“, sustentou Simon.

Leave a Reply