A pedido dos advogados de Luciano Pinto, candidato a governar Arroio do Sal (no litoral Norte do RS) pela terceira vez, Justiça Eleitoral da 85ª Zona Eleitoral de Torres determinou que o Facebook exclua as fake news, e informe a identidade do responsável pelo ato criminoso que imputou ao candidato, fatos inveridicos. Luciano Pinto, que também registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil pedindo que o caso seja investigado, diz que vai revelar o nome do autor do ato criminoso, tão logo a justiça seja informada.
A Advogada de Luciano Pinto dra Tatiane Olian, afirma que o caso envolve calunia e injúria, e ataca o processo eleitoral como um todo. Previsão de condenações nas áreas Civel e Criminal aos autores das falsas imputações utilizando perfil falso no Facebook, incluindo quem compartilhou essas informações.
Luciano Pinto disse neste domingo em uma live coordenada pelo jornalista Luciano Costa, que o caso requentado pelo perfil anônimo, ocorreu há 12 anos, e o próprio Ministerio Publico indicou que não houve dolo. O destino desse caso, do qual nunca fui ouvido,será o arquivamento”. Segundo ele, “essa eleição é diferente. Especial para Arroio do Sal, não só pelo porto que vai sair, mas por outros investimentos que irão nos colocar no mapa do mundo”. Lembra que “eu já viajei pela Arábia saudita, pelo Japão, fui à Itália,integro a União Parlamentar do Mercosul, tudo isso para demonstar que eu tenho contatos internacionais para trazer investimentos para Arroio do Sal”.
Luciano Pinto esclareceu que “estamos fazendo uma campanha limpa, da verdade, e isso tem nos deixado preocupados com algumas questões que temos visto, como postagens anonimas, escrevendo uma farsa, relatando mentiras”
-Esquecem que estou há trinta anos aqui, o cidadão nos conhece,a comunidsde nos conhece e nos respeita. Pode alguém discordar de mim como gestor, mas eu investi muito em saude,construi tres postos de saúde 24 horas. E a mentira é uma coisa impressionante. E tem gente que mente que nem sente, dizendo que eu só inaugurei o posto. Mentira.E fiz o posto no meu segundo mandato. O que observamos é que de forma nenhuma nós podemos participar de uma rede social se não mostrarmos a nossa cara.”
Cronologia dos fatos
Luciano Pinto faz um cronologia dos fatos, lembrando que “tão logo tomamos conhecimento dessa mentira, buscamos na Justiça Eleitoral identificar esse perfil falso no Facebook, e rapidamente a juiza analisou o processo e determinou ao Facebook que retirasse do ar aquela postagem anonima de um criminoso que atentava contra a nossa honra. E determinou que o Facebook sob pena de multa também identificasse a pessoa que estava se escondendo para atacar a honra de alguém que tem uma historia de honradez como vereador, presidente da Câmara e prefeito duas vezes. Tive todas as minhas contas auditadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas em todos 8 anos de mandatos. Arroio do Sal ficou em primeiro lugar em gestão fiscal no litoral,e terceiro no estado. Quem faz isso,todos conhecem em Arroio do Sal: são pessoas que não têm crédito algum na cidade.”