A Justiça Eleitoral aplicou uma multa de R$ 5 mil na candidata à prefeitura de Porto Alegre, Juliana Brizola, por impulsionar na Internet propaganda paga, ofensiva ao prefeito Sebastião Melo. A comprovação do pagamento do impulsionamento foi entregue à Justiça Eleitoral pelos advogados de Sebastião Melo.
A decisão foi tomada sexta-feira (13) pelo juiz eleitoral José Ricardo de Bem Sanhudo.
Na decisão, o juiz eleitoral acolheu os argumentos da representação e impôs multa à coligação liderada pela candidata do PDT.
“De acordo com a legislação vigente, o impulsionamento de conteúdo de propaganda eleitoral na internet só pode ter o fim de promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações, não podendo ser utilizado negativamente para criticar outro candidato, ainda que por manifestações que seriam próprias do debate político e democrático em outras formas de divulgação”, escreveu Sanhudo.
Mesmo com o apoio oficial do PSDB a Juliana Brizola, em Porto Alegre , candidatos a vereador pelo partido abandonaram a candidata e começaram a colar sua canpanha na campanha do prefeito Sebastião Melo.