Hospital Universitário de Canoas realiza 1ª Jornada de Terapia Intensiva

Nenhuma descrição disponível.
Capacitação prepara profissionais para atuarem de forma mais humanizada

O Hospital Universitário de Canoas (HU) promove, até a próxima quinta (10), a 1ª Jornada de Terapia Intensiva. A capacitação, realizada no salão de eventos, visa qualificar os profissionais para atuarem no cuidado de pacientes críticos ou com alto nível de dependência assistencial.

Nesta terça-feira (8), a atividade abriu com a participação da direção do HU. “Em nome de todos os diretores e Intervenção, parabenizo o grupo que organizou o evento. Lembro que a Assistência é trabalhar em equipe. É um trabalho multidisciplinar”, observou o diretor técnico, Paulo Nader. A diretora assistencial, a enfermeira Luciana Feldens, lembrou que a humanização também é cada vez mais trabalhada nas UTIs.

Após a abertura, a Jornada começou com a palestra: Papel do enfermeiro líder na terapia intensiva. O tema foi ministrado pelos enfermeiros Jadeh Prestes e Jonas Correa. “Trago a reflexão da importância dos profissionais de alta performance desenvolverem uma boa comunicação, responsabilidade, pensamento crítico, equilíbrio emocional e liderança de equipe”, pontuou Jadeh.

A enfermeira salientou que é necessário treinamento, orientação e alinhamento de equipes. Ao seu lado, o enfermeiro Correa aproveitou para sensibilizar enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e outros profissionais para a importância de um trabalho organizado e planejado para atender uma Parada Cardiorrespiratória (PCR), por exemplo.

Palestras seguem até quinta-feira(10)
Organizada pela Coordenação do Centro de Terapia Intensivo Adulto e Coordenação da Saúde da Criança do HU, a Jornada ainda conta com palestras sobre mobilização precoce em pós-operatório; fisiopatologia do choque, entre outros temas que incluem o uso da tecnologia para o suporte à vida e o manejo de falências graves.

Conforme a enfermeira Coordenadora da Saúde da Criança do HU, Cristiane Gomes, este evento é um marco para os profissionais do HU. “Pela primeira vez, estamos compartilhando conhecimentos de todas as áreas da Terapia Intensiva, seja ela neonatal, pediátrica ou adulto, com palestrantes qualificados. Esperamos capacitar os colaboradores para um atendimento humanizado, individualizado e qualificado”, destaca a enfermeira Cris, como é conhecida no HU.

A complexidade que envolve o cuidado de pacientes críticos pauta as palestras da Jornada em Terapia Intensiva. “Essa área exige profissionais altamente capacitados para agir rapidamente, de forma humanizada e com pleno conhecimento sobre as tecnologias, além de lidar com casos graves e agudos”, destaca Carla.

Leave a Reply