O Hospital Universitário de Canoas retomou as cirurgias eletivas de bariátricas no último dia 30/10. Até esta segunda-feira, 27/11, já foram realizadas 7 cirurgias.
Hoje o HU conta com 26 pessoas aptas para passar pela intervenção, já que para estar autorizado, o paciente precisa cumprir uma série de pré-requisitos estabelecidos por uma equipe multidisciplinar.
É obrigatório o acompanhamento dos profissionais das áreas de Cirurgia geral, Psicologia, Nutrição, Bucomaxilofacial e Clínico, podendo solicitar também o acompanhamento das áreas de Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia e Gastro.
*Atualização de dados cadastrais e contato dos usuários no sistema SIGSS*
Para pacientes agendados as secretarias devem fazer busca ativa para avisar referente as consultas e confirmar com o HU. Caso não consigam contatar o paciente, devem avisar o HU em tempo hábil para que outro paciente seja agendado.
As secretarias devem enviar e-mail solicitando agendamento e precisam confirmar se o paciente está com todos os exames realizados antes de solicitar a consulta de retorno.
*Parâmetros para habilitação:*
O IMC (Índice de Massa Corporal) deve estar acima de 40 Kg/m² ou acima de 35 kg/m² na presença de doenças associadas à obesidade ou agravadas por ela, como diabetes tipo 2, apnéia do sono, hipertensão arterial, dentre outras;
– Ser maior de 18 anos;
– Ter passado pela tentativa, sem sucesso, de tratamentos clínicos para perda de peso por, no mínimo, 2 anos;
– Não ser dependente de álcool ou drogas ilícitas;
– Não ser portador de doenças mentais, como demências;
– Estar de acordo com as mudanças de hábitos necessárias e dos riscos envolvidos;
– Estar comprometido com o acompanhamento pré e pós-cirúrgico e disposto a seguir os cuidados necessários durante a recuperação.