Governo do RS: Site do IPVA passa a contar com autentificação gov.br no Rio Grande do Sul

A informação é do Governo do Rio Grande do Sul:

O acesso a serviços disponíveis no site do IPVA RS passou a ocorrer somente por meio do login gov.br, o mesmo utilizado para acessar a plataforma do governo federal.

Com a mudança, consolidada na sexta-feira (5), o usuário que precisar consultar o valor devido ou gerar o QR Code para pagamento será encaminhado automaticamente ao cadastro federal. Essa inovação aumenta a segurança de acesso aos dados, segundo o governo do Estado.

Para realizar a modificação, foi necessário o bloqueio dos serviços no site do IPVA na última semana, assim como no aplicativo do tributo nas versões Android e iOS. Esta última segue no processo de atualização e deve ser liberada para uso nos próximos dias.

As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar os bancos credenciados para pagar o imposto: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil, além das agências lotéricas.

O pagamento via Pix do IPVA 2024 está disponível em mais de 760 instituições. A modalidade é usada tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem optou por pagar o imposto em cota única.

Vencimento por placas

]

O vencimento do imposto por placas ocorre de 24 a 30 de abril, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual. O contribuinte que pagar o imposto neste mês não terá desconto de antecipação, mas receberá reduções do “Bom Motorista” e do “Bom Cidadão”, caso tenha direito aos benefícios.

Leave a Reply