Em Canoas (RS), Choque de Limpeza é retomado nesta segunda-feira, no Bairro Niterói

Quando ouviu o som das máquinas e viu os trabalhadores varrendo, dona Elcy dos Santos, 79 anos, ficou feliz em saber que sua rua ficaria limpa novamente. “Para nós vai ser um alívio, não aguentava mais conviver com essa situação. Bom que agora fica tudo limpo, sem sujeira, sem cheiro forte e sem o perigo da dengue”, relatou a moradora do bairro Niterói. Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Canoas retomou os trabalhos da Operação Choque de Limpeza. Com início no Loteamento João de Barro, a ação seguirá com a manutenção completa dos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças até o final da semana.

Pela manhã, o prefeito Jairo Jorge acompanhou o início dos serviços, na rua Chico Mendes. “Hoje estamos retomando este serviço que é fundamental para garantir a limpeza urbana de Canoas. Não vou permitir que os canoenses sigam convivendo com a cidade neste estado, com acúmulos de lixo, árvores e galhos caídos. Agora com o Choque de Limpeza, vamos focar cada semana em uma região diferente, para que toda a cidade fique limpa o mais rápido possível”, frisou o prefeito.

Limpeza completa

Além da retirada de entulhos e materiais descartados, as equipes também realizam trabalhos de capina, roçada e varrição de praças e áreas verdes, pintura de meios-fios e manutenção dos pontos de iluminação. O objetivo é eliminar, ao longo das próximas semanas, todos os pontos com acúmulo de lixo na cidade.

Morador da região, Felisberto de Avila Lopes, 63 anos, estava ansioso para que sua rua voltasse a ser limpa. “Eu passava aqui e era uma aflição ver todo esse lixo, para gente é ruim ver a cidade desse jeito. Agora fiquei feliz que estão limpando, já ficou bem melhor. Vi que ainda vão passar por todo bairro, vai ficar tudo muito bom, até para segurança e também questão do cheiro e das doenças”, afirmou.

Choque de Limpeza

O secretário de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, destacou a importância da retomada do serviço. “O Choque de Limpeza é uma iniciativa fundamental para garantirmos a manutenção da limpeza urbana da cidade. Vamos trabalhar para que os canoenses possam contar com uma cidade limpa e apresentável. Também contamos com o apoio da comunidade, a Prefeitura vai fazer a sua parte garantindo a limpeza, mas é fundamental que a população ajude na conservação, não descartando materiais de forma irregular”, ressaltou.

O Choque de Limpeza é uma iniciativa realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e das subprefeituras.

Leave a Reply