AGENDA ESG Setor de latas de alumínio para bebidas adere ao Movimento Conexão Circular, do Pacto Global da ONU

Cátilo Cândido (esq), presidente executivo da Abralatas, assina adesão ao Movimento Conexão Circular na sede da ONU, em NY, ao lado de Camila Valverde, COO do Pacto Global da ONU no Brasil e Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil

Case brasileiro de sucesso adere a novo movimento da ONU | VEJA

Depois do inédito e histórico índice de 100% de reciclagem das latas produzidas em 2022 no Brasil, o setor brasileiro de latas de alumínio para bebidas segue avançando na agenda ESG. Exemplo desta atuação foi a adesão do segmento ao Movimento Conexão Circular, do Pacto Global das Nações Unidas, ocorrido em Nova Iorque, em agenda prévia à Assembleia Geral da ONU de 2023.

O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido, assinou o documento, representando todo o segmento de latas de alumínio do Brasil.
Durante o evento, o executivo destacou que dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados anualmente em todo o mundo e a menor parte é reaproveitada. “Garantir a circularidade dos produtos é condição para a redução efetiva da poluição, especialmente nos centros urbanos, rios e oceanos. Uma triste realidade que precisamos enfrentar com senso de urgência e compromissos realmente sérios. O mercado da lata de alumínio no Brasil é um dos maiores do mundo e atingiu o grau máximo de circularidade com 100% de reciclagem ano passado. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são mais do que uma meta do nosso setor, tornaram-se uma condição essencial para nossa indústria”, declarou.

Movimento Conexão Circular

O Movimento Conexão Circular trabalha especificamente o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 12 sobre Consumo e Produção Responsáveis. É um esforço concentrado e focado em zerar a destinação de resíduos para aterros e alcançar níveis elevados de circularidade de todos os produtos até 2030.

Relatório setorial ESG

 

Dando continuidade ao cumprimento das ODSs, a Abralatas lançou o 2° Relatório Setorial ESG com todas as informações sobre o setor em ações de proteção ao meio ambiente, reciclagem e governança, assim como importantes números que marcaram a atuação dos fabricantes de latas de alumínio no ano passado no país.

 

Além dos dados do setor, o documento publicado este ano traz também uma novidade: o projeto se desdobra em material em vídeo com a temática ESG sob a ótica de especialistas. Todo o conteúdo foi compilado em três Talks gravados em vídeo que ouviram associados, clientes, fornecedores, parceiros e organizações do setor.

Um dos marcos mais importantes para o setor em 2022 foi, sem dúvidas, o inédito índice de 100% de reciclagem, a redução em mais de 16 milhões de toneladas de gases estufa (GEE) e a injeção de bilhões de reais na economia, o que prova a maturidade do seu modelo de economia circular. O índice conseguiu superar o já excelente número alcançado no ano anterior, que era de 98,7%.

Nesta edição do relatório, além das fundadoras Ardagh Metal Packaging, Ball, Canpack e Crown Embalagens, outras associadas aderiram à iniciativa: Ecolab, PPG e Stolle Machinery. Segundo Cátilo Cândido, o relatório é o espelho de todo o trabalho que o setor vem realizando nos últimos anos em prol do meio ambiente no país. “Fizemos um trabalho inédito unindo economia e proteção ambiental no Brasil, exemplo claro da atual pauta dos líderes mundiais. Com cada um fazendo sua parte, podemos promover um impacto positivo para o planeta”, finalizou.

 

Leave a Reply