1º de maio inicia maratona de reajustes: gás de cozinha, combustíveis e até nas loterias

O 1º de maio, Dia do Trabalhador, marca o início de uma verdadeira maratona de aumento dos preços do gás de cozinha, combustíveis e até nas loterias da Caixa Econômica Federal, que custarão mais 50 centavos em todas as modalidades de apostas.

O botijão de 13 quilos do gás de cozinha terá aumento de até R$ 6,50.

A próxima novidade será o reajuste nos combustíveis para o consumidor a partir de julho, resultado da nova forma da cobrança do ICMS para o setor. A cobrança passará a ser uniforme em todo o País e modifica o sistema anterior, no qual cada Estado tinha percentuais e valores de base diferentes. O Conselho Nacional de Política Fazendária já publicou no Diário Oficial da União a decisão de fixar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços com alíquota única de R$ 1,45 sobre a gasolina a partir de 1º de julho. Para amenizar o impacto junto ao consumidor, a Petrobras está promovendo cortes nos preços aplicados nas refinarias.

Impacto na inflação

Especialistas estimam que o ICMS sobre gasolina e etanol em julho pode provocar aumento de 11,45% no preço da gasolina. O impacto na inflação é relevante, podendo chegar a 0,50 ponto percentual na projeção do IPCA para 2023.

Leave a Reply