Prefeitura de Gravataí apresenta projeto do Complexo Municipal de Saúde Dr. Issao Ymay

O vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo, apresentou na tarde desta terça-feira, 30, o projeto referente à obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro e da nova Farmácia Municipal. O complexo de saúde na rua Carlos Link, 55, abrigará os dois prédios em uma área construída de quase 1,5 mil metros quadrados, e receberá o nome de Dr. Issao Ymay, médico que dedicou cerca de 50 anos ao atendimento de saúde à população do município.

Projeto do Complexo Municipal de Saúde no centro é apresentado - 2M Notícias

O investimento no complexo será de R$ 6,5 milhões. Será a nona das 12 novas unidades de saúde a ter suas obras iniciadas em Gravataí. A licitação para o início dos trabalhos deverá ser finalizada em cerca de 30 dias e a previsão é de que as obras iniciem até setembro, com conclusão estimada para o fim de 2024.

A nova UBS terá uma área construída de 570 metros quadrados, enquanto a Farmácia Municipal, onde também funcionará a Farmácia Estadual, terá um prédio de 880 metros quadrados. A estimativa é que cerca de mil pessoas circulem diariamente no complexo que será erguido no local onde funcionava a antiga Delegacia de Polícia. “A estrutura ficará em um ponto estratégico do município e irá melhorar o acesso para a população. É uma forma de facilitar a vida das pessoas”, observa Zaffalon.

A obra da UBS faz parte do programa Qualifica Atenção Primária, e a da Farmácia Municipal está inserida no programa Avança Atenção Especializada, que prevêem, juntos, cerca de R$ 40 milhões em investimentos nas 12 novas unidades de saúde que serão entregues até o fim do próximo ano, além da base do SAMU, da Central de Ambulâncias, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas porte 3, do Ambulatório de Saúde Mental e do Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual.

Até o momento, das 12 unidades de saúde, oito estão com obras em execução e a primeira a ser entregue será a unidade Itatiaia, no bairro de mesmo nome, que deverá estar pronta em cerca de 20 dias, beneficiando uma população de pelo menos oito mil moradores da comunidade. “Investir em saúde é investir nas pessoas, na melhoria da qualidade de vida. Esse é um dos propósitos dos nossos programas para qualificar e agilizar o atendimento à população com novas e modernas estruturas”, destaca o prefeito.

A partir da conclusão das novas unidades e da desocupação dos prédios mais antigos onde funcionam algumas unidades de saúde, a Prefeitura também economizará com o fim dos aluguéis. Além disso, garantirá prédios que atendam todos os requisitos de segurança, acessibilidade, normas sanitárias e com espaços adequados para todos os serviços. “Já temos uma cobertura de atenção primária de 80% atualmente, uma das melhores da região Metropolitana, e nossa intenção é ampliar esse número com ações com foco na prevenção, ajudando a diminuir o volume nas unidades de urgência”, ressalta o secretário de saúde, Régis Fonseca.

 

Homenagem

O complexo de saúde levará o nome do Dr. Issao Ymay, cirurgião geral e geriatra que trabalhou por cerca de cinco décadas no município, onde morou com a família. Formado pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, da Universidade do Rio Grande do Sul, Ymay assumiu como cirurgião do hospital Dom João Becker em 1970. Também atuou em diversos hospitais de Porto Alegre: HPS, Moinhos de Vento, Ernesto Dornelles e São Francisco, do Complexo Hospitalar Santa Casa. Em Gravataí, foi coordenador do setor de atendimento de acidentes do trabalho. Até 2003, Issao Ymay integrou o Colégio Brasileiro de Cirurgia, ano em que encerrou as atividades como cirurgião de médio e grande porte. Em 2008 recebeu o título de cidadão honorário de Gravataí, oportunidade em que destacou ter feito quase 11 mil cirurgias. A partir de 2008 dedicou-se ao consultório em Gravataí, onde atendia pacientes geriátricos. Atendeu até os 81 anos. Faleceu em fevereiro de 2022.

 

______________________

Leave a Reply