Prefeito Luiz Zaffalon participa da aula inaugural do curso de formação para guardas municipal de Gravataí e Carlos Barbosa

Referência no Estado, a Guarda Municipal de Gravataí está capacitando mais duas turmas de novos agentes de segurança pública. Dessa vez, oito são de Gravataí e oito do município de Carlos Barbosa, que inicia a implantação do serviço na cidade. Presente na aula inaugural, que ocorreu nesta terça-feira, 27, o prefeito Luiz Zaffalon agradeceu a confiança do prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch. “Obrigada por nos escolher. Tenho certeza que com uma Guarda formada pela nossa escola a qualidade de vida de Carlos Barbosa vai elevar ainda mais”, disse Zaffa.

 

No auditório da Ulbra, local onde ocorrerão as aulas, Zaffa lembrou ainda que a atuação da Guarda de Gravataí é um dos serviços mais bem avaliados do município e parabenizou a turma de novos guardas que comporão o quadro de agentes de Gravataí. “Uma Guarda bem treinada e equipada contribui para a ordem pública”, ressaltou.

 

O secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel Flávio Lopes, destacou que o curso de formação, que tem, ao todo, 1.312 horas/aula, distribuídas entre 32 disciplinas, é realizado por uma equipe multidisciplinar que busca formar agentes com competências para atuar, de forma colaborativa as forças de segurança pública, como promotores da segurança e da ordem pública. “A Guarda Municipal é cada dia mais necessária para que mantenha-se a ordem”, ressaltou o coronel.

 

O prefeito Everson Kirch lembrou que a atuação da Guarda é uma missão, assim como todo o serviço público. “É o inicio da Guarda Municipal em Carlos Barbosa, estamos implementando e ter Gravataí como a nossa escola é um um privilégio. Teimamos que teria que ser aqui pela excelência que é a formação lecionada pela Guarda de Gravataí”, complementou Kirch.

 

As autoridades também destacaram e agradeceram a direção da Ulbra Gravataí por ceder o espaço. Também estiveram presentes, o presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Alison Silva, o secretário municipal de Segurança e Trânsito de Carlos Barbosa, delegado Leônidas Augusto Reis, a diretora do Instituto Penal de Gravataí, Ana Mezzalira, o comandante da Guarda Municipal de Estância Velha, GM Silvio Marques, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul,  o comandante da Guarda Municipal de Campo Bom, a diretora da Ulbra – Campus Gravataí, Simone Klein, a delegada da Mulher de Gravataí, Fernanda Generali, o comissário de Polícia de Glorinha, Nelson Rickman, o sargento do Comando de Polícia Rodoviária Estadual, Romero da Silva, representantes da Guarda Municipal de Sapucaia do Sul e de São Leopoldo.

 

Saiba mais sobre a Guarda Municipal de Gravataí:

A Guarda Municipal de Gravataí (GM) foi criada, em 7 de setembro de 1996, por meio do Decreto N°1.066. Seu lema é: Servir e Proteger. Desde a sua criação, a Guarda Municipal presta serviços relevantes para a comunidade de Gravataí e atua com 240 agentes.

 

Atualmente, cumpre o seu dever com um desdobramento operacional composto por seis grupamentos:

 

1 – GRUPAMENTO PATRIMONIAL: Com a missão de guarda e vigilância dos prédios municipais.

2 – GRUPAMENTO ESCOLAR: Com a missão de promover a segurança das 77 escolas do município.

3 – GRUPAMENTO DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO: Encarregado de zelar e manter a ordem Pública da comunidade de Gravataí.

4 – GRUPAMENTO AMBIENTAL: Com a missão de promover ações de educação e segurança ambiental, atuando em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) e com a diretoria de Bem Estar Animal do Município.

5 – GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES COM CÃES: Com a missão de dar suporte às ações de enfrentamento às drogas e, também, aos demais Grupamentos da Guarda Municipal, Susepe, Polícia Civil e polícias rodoviárias Estadual e Federal.

6- RONDAS OSTENSIVAS MUNICIPAIS: Grupamento de pronta resposta ao atendimento dos chamados de urgência.

 

Sobre a formação:

Entre outras ações desenvolvidas pela Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Gravataí, está a formação de guardas municipais, que se dá por meio de um currículo próprio, elaborado com base na Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais da SENASP do Ministério da Justiça e, também, pelo que está previsto na Lei Federal 13.022, de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

 

Gravataí é um referencial para a formação em Segurança Pública Municipal. Pelo município, já passaram, além das turmas para atender a população local, a formação de guardas para Esteio, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Tramandaí, Imbé, Campo Bom e Bagé.

Leave a Reply