Preços de energia na Europa sobem 45%

Os maiores aumentos foram registrados na Lituânia (15,6%), Estônia (14,8%) e Holanda (11,9%). Os preços ao consumidor na Alemanha, maior economia da Europa, saltaram 7,6% em relação ao ano passado e atingiram 9,8% na Espanha.

O aumento dos preços de alimentos e energia impulsionado pela contínua agressão da Rússia contra a Ucrânia elevou a inflação na Europa no mês passado para níveis não vistos em quatro décadas, com os preços nos 19 países que usam o euro subindo 7,5%, segundo dados divulgados sexta-feira pela agência de estatísticas da Europa.

Os custos de energia aumentaram quase 45% em março em relação a um ano atrás, já que o conflito causou picos vertiginosos nos preços do gás natural, eletricidade e petróleo que levaram a Europa e os Estados Unidos a fazer planos ambiciosos para reduzir a dependência da energia russa.

A inflação de alimentos continuou a subir, com suprimentos de commodities cruciais presos na Rússia e na Ucrânia, que juntas produzem a maior parte do trigo, milho e cevada do mundo. Os preços dos alimentos não processados ​​avançaram 7,8% ao ano, disse o Eurostat. Desde a invasão no mês passado, os preços globais do trigo aumentaram 21%, a cevada 33% e alguns fertilizantes 40%, ameaçando uma crise alimentar.

Mesmo sem alimentos e energia, o núcleo da inflação na zona do euro também continuou a subir à medida que a inflação de bens e serviços acelerou.

Os maiores aumentos foram registrados na Lituânia (15,6%), Estônia (14,8%) e Holanda (11,9%). Os preços ao consumidor na Alemanha, maior economia da Europa, saltaram 7,6% em relação ao ano passado e atingiram 9,8% na Espanha. (Fonte: MoneyControl)

Leave a Reply