Pais do Plano Real, Arminio Fraga, Edmar Bacha e Pedro Malan enviam carta a Lula e alertam para risco fiscal

Arminio, Malan e Bacha enviam carta a Lula: "Vai cair a Bolsa? Aumentar o  dólar? Paciência?" - Folha PE

Economistas  apoiaram Lula contra Bolsonaro, mas agora recuam e  dizem que presidente eleito precisa agir e evitar que conta chegue aos mais pobres.

 

Os economistas Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, Edmar Bacha, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda, publicaram, nesta quinta-feira (17), uma carta aberta ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebatendo críticas recentes do petista à responsabilidade fiscal, informa o Infomoney.

O trio abre o texto, que foi publicado no jornal Folha de S.Paulo, lembrando fala de Lula proferida nesta manhã (17) durante a COP 27, a conferência do clima das Nações Unidas.

Eis um trecho do discurso do presidente eleito: “Não adianta ficar pensando só em responsabilidade fiscal, porque a gente tem que começar a pensar em responsabilidade social. O que é um teto de gastos num país? Se um teto de gastos fosse para discutir que a gente não vai pagar a quantidade de juros para o sistema financeiro que a gente paga todo ano, mas que a gente fosse manter as políticas sociais intactas, tudo bem. Mas não. Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo que acontece é você tirar dinheiro da saúde, da educação, da ciência e da tecnologia, da cultura… Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e não mexe R$ 0,01 do sistema financeiro”.

 

 

Leave a Reply