Guarda Municipal de Canoas recebe cursos para manuseio de armas

A Guarda Municipal de Canoas está recebendo novos cursos de atualização para o manuseio de armas. Na sexta-feira (24), foi finalizado um curso de 40h de instrução de armamento e tiro de armas longas, como carabinas CTT40 e espingardas calibre 12.

Ao todo, 12 guardas participaram da qualificação de técnicas de tiro, manutenção e manejo, primeiros socorros, uso de arma longa em viaturas, legislação aplicada, técnicas de retenção de armamento, cumprindo a portaria da Polícia Federal. O curso foi realizado em parceria com a Guarda Municipal de Alvorada, no Clube Rota 118 em Viamão e no Clube de tiro Taura em Gravataí, ambos parceiros do projeto.

Nesta segunda-feira (27), uma terceira turma da Guarda Municipal iniciou o curso de atualização para o manuseio de pistolas. O treinamento está sendo realizado por instrutores da Academia da Polícia Civil (Acadepol), na linha de tiro da instituição, em Porto Alegre. Ao todo, 20 guardas passarão por um treinamento de 80 horas de aulas teóricas e práticas.

Nos primeiros dias, os guardas receberão instruções teóricas, como abordagem de pessoas e veículos, ingresso em ambiente hostil, gerenciamento de crise, uso progressivo da força, decisão de tiro e trabalho em equipe. Em seguida, participarão das aulas práticas de tiro, com revólver e pistola, considerando vários cenários relativos à atividade do dia a dia.

O secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, afirma que o objetivo da pasta é qualificar e valorizar cada vez mais os agentes. “A Guarda Municipal tem um papel essencial na proteção dos canoenses e na garantia da segurança da população. Por isso, estamos investindo na qualificação permanente dos guardas”, ressalta.

Concurso para a Guarda Municipal

O compromisso da atual gestão é com a permanente qualificação da Guarda Municipal, para melhorar, cada vez mais, a segurança para a população. Para isso, além dos cursos de aperfeiçoamento, foi retomado o concurso público para a instituição. Mais de 5 mil candidatos realizaram a prova no último domingo (26) para o concurso da Guarda. A prova de aptidão física acontece no dia 6 de novembro e o exame psicológico entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.

Leave a Reply