Feriado de 20 de setembro terá vacinação contra a Covid-19 na Casa do Gaúcho e mais sete pontos em Porto Alegre.

A Prefeitura de Porto Alegre preparou uma programação especial para a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira, feriado de 20 de setembro. Será mantida em Porto Alegre a aplicação da primeira dose para todas as pessoas com 15 anos ou mais e a dose de reforço em idosos com 70 anos ou mais. Também continua a vacinação da terceira dose para imunossuprimidos com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. Adolescentes acima de 12 anos com comorbidades também seguem recebendo as doses.

Serão oito locais de imunização: na Casa do Gaúcho (no Parque Harmonia) e no Centro de Educação Ambiental – CEA Bom Jesus, além seis Unidades de Saúde (Belém Novo, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Santa Tereza, Tristeza e Vila Ipiranga), das 9h às 17h.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. No caso dos adolescentes de 12 a 14 anos com comorbidades, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico, etc).

Segunda dose – O intervalo de aplicação das doses da Pfizer/BioNTech é de oito semanas. Podem buscar a segunda dose pessoas vacinadas até 26 de julho. Com relação à segunda dose de Coronavac/Butantan e Oxford/AstraZeneca, será mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até 23 de agosto (Coronavac) e 12 de julho (Oxford) já pode completar o esquema vacinal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

Dose de reforço – Poderão receber a dose de reforço pessoas com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose até 20 de março e pessoas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias. São considerados os seguintes critérios para a aplicação da dose de reforço em imunossuprimidos:

– Imunodeficiência primária grave
– Quimioterapia para câncer
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/Aids
– Uso de corticóides em doses maiores de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune
– Pacientes em hemodiálise
– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Disponível em todos os pontos de vacinação desta segunda.

Onde se vacinar na segunda-feira, 20:
– Casa do Gaúcho (Parque Harmonia) – R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301 (entrada pela churrascaria em frente ao TRF4). Horário: 9h às 17h
– Centro de Educação Ambiental – CEA Bom Jesus – av. Joaquim Porto Vilanova, 143 – Vila Pinto – Bom Jesus. Horário: 9h às 17h
– US Belém Novo – R. Florêncio Farias,195 – Belém Novo. Horário: 9h às 17h
– US Lomba do Pinheiro – Estr. João de Oliveira Remião, 6111 – Agronomia. Horário: 9h às 17h
– US Rubem Berta – R. Wolfram Metzler, 675 – Rubem Berta. Horário: 9h às 17h
– US Santa Tereza – R. Dona Otília, 5 – Santa Tereza. Horário: 9h às 17h
– US Tristeza – Av. Wenceslau Escobar, 2442 – Tristeza. Horário: 9h às 17h
– US Vila Ipiranga – R. Alberto Silva, 1830 – Vila Ipiranga. Horário: 9h às 17h

Leave a Reply