Encantado, fico eu!

 

O título já diz tudo. E se não lhe disse, faça por isso. Vá até Encantado e saia de lá maravilhado.

A cidade de vinte e três mil habitantes, segundo o IBGE 2021, criou este slogan o ano passado. De início pode parecer estranho, mas saia de Porto Alegre, pegue a BR 386 e curta uma paisagem com muito verde por 151 km, e quase duas horas de duração. Parece muito.

Mas estranhamente não é. Prepare-se. Ao chegar em Encantado busque hospedagem na Pousada Altos da Glória.

Na Altos da Glória, peça o bangalô “Amábile”, e desfrute da hospitalidade da proprietária Glória Villa, uma ex-contadora que trocou os números e CNPJs por geleias caseiras, pães e acepipes que fazem você sorrir ao ver a mesa farta e sentir os aromas da delicada culinária feita com um cuidado que raramente se vê. Ou se degusta. E aproveite a presença da Glória e converse com ela sobre a cidade. Peças dicas e siga suas indicações, afinal ela também é Presidente do Conselho Municipal de Turismo, e trabalha muito pela divulgação da cidade.

Depois disso tudo, de ter desfeito as malas, e trocado de roupas, vá até a Rua Monsenhor Scalabrini, hoje um dos Santos da Igreja Católica, e entre na livraria e cafeteria “Amores, Livros e Cafés”. Peça um minipastel de Belém, que vai fazer a memória levá-lo a Lisboa ou a cidade do Porto, em Portugal.

Escolha um livro, compre. Ou então pegue um dos vários que estão espalhados para serem lidos enquanto toma um café, uma soda italiana ou um chá, quente ou gelado, com pão de queijo, e, se tiver a oportunidade, peça para falar com a Dona. E não se assuste ao ficar frente a frente com Isabela Moresco, uma jovem empreendedora que aposta na criatividade e na livre iniciativa para levar cultura e bom gosto aos visitantes. Antes de sair compre para presentear, uma vela aromática. Aproveite. E faça o diferente. Sais pela porta lateral e repare na escadaria ao lado da livraria. Toda ela decorada pelos munícipes, com retalhos de azulejos. Sente, contemple. E prepare-se, para visitar a Igreja Matriz São Pedro com suas duas belíssimas torres, o painel alusivo à imigração italiana todo feito em azulejos, a representação de São Pedro, pescador de homens, em um barco de tamanho natural e prepare-se para o impacto que, possivelmente, você terá ao contemplar uma réplica em tamanho natural do Sudário de Turim. Mesmo sendo uma réplica, poucas palavras podem descrever os vários sentimentos que você pode ter ao ver a peça pela primeira vez.
Bom depois destas visitas, prepare-se para a noite. E a boa dica é ir conhecer a Churrascaria e Paradouro Cristo, que com seu lema “Afiando a faca, cortando a carne e espalhando a brasa pelo chão! Assim fizemos amigos”, abre suas portas e faz os espetos passearem pelo salão com carnes suculentas e bem assadas. Claro que você não pode e não deve deixar de experimentar o buffet. A dica é provar a azeitona conservada em vinho e o filé recheado com queijo. Cuidado. As outras carnes podem ficar esquecidas.

Passeou, lanchou, leu, jantou. Volte para a pousada. Relaxe na jacuzzi e prepare-se para conhecer no dia seguinte o Cristo Protetor. Isso mesmo: Protetor.

Aproveite para fazer esta visita enquanto a homenagem está sendo construída, e programe-se para voltar daqui a um tempo, quando de sua conclusão. O mínimo a se dizer é que é portentoso, afinal são 37,5 metros de altura, só a estátua, com uma envergadura de 39 metros.

Mediante uma módica contribuição você tem acesso a uma vista espetacular, e por enquanto use as escadarias e suba até o coração do Cristo Protetor. Um lugar de meditação.

A obra de edificação do Cristo Protetor não conta com a aplicação de recursos públicos municipais. O monumento foi inteiramente construído a partir de doações, com a colaboração espontânea da comunidade, hoje capitaneada pela Associação Amigos de Cristo, uma entidade sem fins lucrativos, surgida em 2019, engajada em tornar realidade a construção do Cristo Protetor de Encantado. A obra do monumento foi iniciada em julho de 2019, no Morro das Antenas. O local foi doado pelos proprietários e representa o início da história do município de Encantado.
Depois desta visita procure conhecer na frente da Lagoa da Garibaldi, a Casa Le Chiavi. E depois de degustar uma refeição espetacular, peça um espumante com uma demonstração do ritual do Sabrage, uma técnica de abertura de garrafa de champanhe com sabre, utilizada em ocasiões cerimoniais. Ou então, se quiser conhecer e se deliciar gastronomicamente e visualmente, vá até a cidade de Vespasiano Corrêa, a lado da vizinha Muçum conhecer o V13, o viaduto 13, maior da América Latina, com 143 metros de altura e 509 de extensão, e faz parte do trajeto da Ferrovia do Trigo, que liga as cidades gaúchas de Roca Sales e Guaporé. Também chamado de Viaduto do Exército, é o mais alto das Américas e um dos mais altos do mundo. O viaduto foi construído pelo Primeiro Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, que ficava na cidade de Lajes, em Santa Catarina. A construção aconteceu na década de 1970, mas o projeto já estava pronto desde o final da Segunda Guerra Mundial. E porque deste nome – Viaduto 13 -? É porque ele é o décimo terceiro viaduto de uma sequência que começa no centro de Muçum.

Após conhecer o V13, desça um pouco mais e vá conhecer a Casa Benvenuto, comandada por Diego Baldissarelli, e uma equipe jovem e simpática. O nome da casa é uma homenagem a Benvenuto Piccoli, avô da noiva de Diego, e sua história e de sua família está estampada nas paredes do local. Ao sair não deixe de levar uma cachaça artesanal, produzida no local.

Para finalizar os encantos da região, suba mais um pouco em Encantado e conheça o Belvedere Encantado, na Linha Chiquinha. Um lugar de descanso e contemplação.

Se tudo isso não bastou para justificar o slogan “Encantado, fico eu!” ao sair da cidade visite a Chocolates Divine e aproveite algumas doçuras desta cidade que além do turismo religioso, nos proporciona uma gastronomia farta e saborosa e é um dos polos sorveteiros do Estado, se você não sabe.
E lembrando ainda que em junho, teremos a volta da Suinofest em Encantado.

Finalizo repetindo: “Encantado, fiquei eu!”

Leave a Reply