Em Gravataí, Prefeitura prorroga campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Gravataí informa que prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe. Assim, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância da imunização para evitar casos graves da doença, em especial neste momento, em que as doenças respiratórias são mais comuns. Até o momento, a cobertura vacinal do grupo formado por gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e professores está em 40,69% no município, enquanto a meta é vacinar ao menos 90% dos grupos prioritários. Entre crianças de seis meses a seis anos, apenas uma a cada cinco recebeu o imunizante (17,91%).

 

A prorrogação da campanha de vacinação atende recomendação do Ministério da Saúde, que orienta que estados e municípios continuem a aplicação do imunizante enquanto durarem os estoques de vacinas. Desta forma, a vacina contra a gripe segue disponível em todas as 29 unidades de saúde municipais, com o horário em conformidade com o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs). Eficaz e segura, ela protege contra a influenza e atua na redução do vírus circulante na cidade, impedindo a contaminação de outras pessoas.

 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para outro indivíduo.

 

Entre os sintomas, estão o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Em caso de necessidade, a SMS orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima para os devidos cuidados.

Leave a Reply