Elon Musk convocado a depor no congresso dos EUA sobre processos do X no Brasil

 

O empresário Elon Musk foi convocado para uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, programada para acontecer até o dia 8 de maio.

O tema central do depoimento será o suposto envolvimento do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil em práticas consideradas censuratórias, conforme revelado pelos “Twitter files Brazil”. O jornalista Michael Shellenberger, protagonista da polêmica envolvendo Elon Musk, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral, ao trazer a público o conteúdo do Twitter Files Brazil, afirmou que o ministro Alexandre de Mores, com base nestas informações, mandou banir mais de 150 perfis de políticos das redes sociais, o que está confirmado nos documentos.

Dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, comentando a publicação, disse na quinta-feira (18) que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, “certamente interferiu nas eleições no Brasil”.

Câmara dos EUA revelou decisões sigilosas do STF

Recordando: o Comitê de Assuntos Jurídicos da Câmara dos EUA divulgou um relatório, na quarta-feira (17), sobre a situação da liberdade de expressão no Brasil. O documento é intitulado de “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio da administração Biden: o caso do Brasil”. O relatório diz que essa suposta censura no Brasil – e em outros países, como Canadá e França – deve servir de alerta aos EUA. O relatório diz que, em 2019, o STF concedeu a si próprio “novos poderes para ‘atuar como investigador, promotor e juiz ao mesmo tempo em alguns casos’”. O relatório do Comitê de Assuntos Jurídicos da Câmara dos EUA apresenta dezenas de determinações judiciais em anexo, a maioria do STF, para fundamentar a alegação de censura.

Leave a Reply