Eduardo Leite já é visto por Lula como adversário em 2026?

 

Se a imagem de Eduardo Leite já está vinculada à disputa presidencial de 2026, não surpreende o isolamento ao qual o governador do Rio Grande do Sul foi submetido na sua recente viagem a Brasília na última quarta-feira. Pré-candidato à presidência, Leite certamente já é visto por Lula e seus aliados como virtual adversário em 2026. Nessa linha de pensamento, qualquer grande benefício concedido ao Rio Grande do Sul a pedido de Leite, poderia ser interpretado como trunfo para o governador gaúcho propagar sua capacidade de articulação em Brasília.

Saudades da Ana Amélia

A dificuldade do governador Eduardo Leite em promover uma rodada de audiências mais produtivas após o cancelamento da agenda com o presidente Lula na sua recente viagem a Brasília também mostrou a falta que faz na Secretária de Assuntos Federativos a articulada ex-senadora e jornalista Ana Amélia, cumprindo um período sabático. Ex-candidata a vice-presidente de Geraldo Alckmin em 2018, Ana Amélia é amiga pessoal do atual vice, e mantém contatos importantes com a maioria dos ministros, com deputados e senadores no Congresso Nacional.

MDB poderá ser aliado em Brasília

O vice-governador Gabriel Souza, do MDB, torna-se figura estratégica e precisará ser mais acionado pelo governo a partir de agora nas agendas em Brasília. Com três pastas importantes – Transportes, Integração Nacional e Planejamento, será pelo MDB que o governo poderá abrir algumas portas em Brasília.

Leave a Reply