Avaliação negativa de Lula que já existe nas ruas, cresce também entre deputados

Não é só junto à população a impopularidade de Lula, esse fenômeno que ganhou a eleição, mas não consegue andar pelas ruas. A agora a avaliação do governo do presidente Lula piorou também entre os deputados, de acordo com a nova rodada da pesquisa Quaest divulgada na quarta (22). O levantamento compara a relação dele com a Câmara entre agosto de 2023 e maio de 2024.

A pesquisa, mostra que a avaliação negativa de Lula entre os parlamentares aumentou de 33% para 42%, enquanto que a positiva caiu de 35% para 32% – indicando uma tendência de piora na percepção. Também cresceu a sensação de que o Brasil está indo na direção errada, de 42% para 52%. A pesquisa mostrou, ainda, que a maior parte dos deputados (43%) considera como negativa a relação entre o governo de Lula e o Congresso, enquanto que 33% veem como regular e 22% positiva. O fato preocupa o governo, porque poderá contaminar negativamente candidatos às prefeituras e Câmaras de vereadores que vincularem sua imagem a Lula nas eleições deste ano.

Impopularidade de Lula: vaiado pelos prefeitos

O presidente Lula (PT) ficou surpreso ao ser vaiado na “25ª Marcha dos Prefeitos” ato em recinto fechado ao qual compareceu na terça em Brasília. Sua presença no evento mostrou que Lula não está mais imune a vaias e xingamentos, mesmo em ambientes considerados “controlados”. O fato mostra que o fenômeno das vaias, comuns nos eventos que acontecem pelo país, e que obrigam Lula a reunir-se com plateias “controladas” pela segurança, agora atinge também prefeitos. A vaia dos prefeitos aconteceu, mesmo depois de Lula anunciar uma série de medidas voltadas às cidades, entre as quais, desoneração da folha e novas regras para a renegociação das dívidas previdenciárias e pagamento de precatórios.

Leave a Reply