Na sessão de análise das contas do Presidente da República, pelo TCU (Tribunal de Contas da União), o Ministro Augusto Nardes sugeriu ao relator, Ministro Vital do Rêgo, a inclusão nas recomendações que foram feitas, de um capítulo específico na prestação de contas do Presidente da República referente ao exercício de 2024. O objetivo é analisar as ações do governo federal para minimizar os efeitos dos eventos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul. Nardes, que é gaúcho, está “muito preocupado em relação à reconstrução” do seu estado natal. Nesse sentido, “a inclusão desse capítulo específico nas contas presidenciais de 2024 visa garantir maior transparência e acompanhamento dos esforços governamentais nessa questão”.
Proposta de Augusto Nardes foi acolhida
A proposta, que foi acolhida pelo relator, é que o capítulo trate tanto da “Execução dos Orçamentos da União” destinados a essa finalidade quanto dos “Resultados da Atuação Governamental” na minimização dos impactos dos eventos climáticos no estado. O objetivo é assegurar um acompanhamento detalhado das ações governamentais e da destinação de recursos públicos para apoiar a recuperação do estado gaúcho.
Ontem, o ministro Augusto Nardes disse ao colunista que a proposta é de que “essas considerações se aplicam à atuação dos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – envolvidos na reconstrução do Rio Grande do Sul. Vamos monitorar e dar transparência a todas as ações”.