Acelerada pelo BanriTech, Alana AI se destaca como empresa mais escalável em evento internacional

Empresa venceu desafio no South Summit Brazil, na última semana

Mais de duas mil startups de mais de 80 países se inscreveram na competição de startups do South Summit Brazil 2023, evento que aconteceu em Porto Alegre e tem o Banrisul como patrocinador global. Uma delas foi um dos grandes destaques da competição, a Alana AI, vencedora na categoria Escalável (Scalable), visto seu potencial para crescer rapidamente com seu produto de atendimento aos clientes, realizado por inteligência artificial.

Sobre o BanriTech

“Nos sentimos parte dessa conquista da Alana AI, pois ela foi uma das 60 startups que participou no nosso programa de aceleração, inclusive sendo a campeã da edição 2022”, avalia o Head de Inovação do Banrisul, Fabrício Gomes. As acelerações promovidas pelo Banrisul já ofereceram mais de 1.000 horas em mentorias especializadas e promoveram mais de 100 encontros entre as startups participantes e potenciais investidores.

O BanriTech apoia ações e projetos com o intuito de impulsionar o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul e no País. “Nosso programa de aceleração de startups chegou a 30 empresas aceleradas de todo o território nacional em cada um dos ciclos”, esclarece. As verticais estratégicas em 2021 e 2022 para selecionar empresas de todo Brasil foram: serviços financeiros, eficiência operacional, governos, agronegócio, segurança da informação, relacionamento com clientes e empresas.

“Graças ao BanriTech, conseguimos estabelecer um relacionamento significativo com o ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul e mostrar nossa solução de forma transparente e assertiva”, afirma Lais Cesar, Head de Open Innovation na Alana AI.

“Para 2023, um novo ciclo está previsto, mantendo a qualidade e o diferencial do programa do Banrisul de contar com a participação de colaboradores como advisors e mentores”, destaca Fabrício Gomes. Também está prevista a abertura de ciclos inéditos focados no Interior do Estado do Rio Grande do Sul, para ideias e projetos embrionários.

Sobre a Alana IA

A startup criou tecnologia proprietária com inteligência artificial para interagir, engajar e responder clientes de forma automática, em qualquer canal digital. A trajetória de sucesso da empresa nos últimos anos evidencia o grande potencial em conquistar o mercado nacional e internacional. Vencedora do segundo ciclo de aceleração de startups do Banrisul, a Alana AI recebeu como premiação a participação no Web Summit 2022, em Portugal, no qual teve destaque e apresentou a empresa para o público e investidores.

Dentre as mais de duas mil startups inscritas para a competição de startups do South Summit Brazil 2023, a Alana AI foi selecionada entre as 50 finalistas para apresentar seu pitch durante o evento para uma banca de jurados que contou com investidores e nomes relevantes no ecossistema de inovação. A empresa foi vencedora na categoria solução mais escalável, ou seja, possui o potencial de crescer rapidamente e alcançar um ótimo resultado.

Laís destaca a importância de startups participarem de programas de aceleração para construir uma trajetória de sucesso. “Como agente inovadora do ecossistema, enfatizo a importância de startups participarem de programas de aceleração confiáveis. Embora haja diversos players no mercado que oferecem tais programas, muitos deles falham em proporcionar uma jornada satisfatória aos empreendedores. Contudo, nossa experiência no BanriTech foi além das expectativas. O programa tem a habilidade de apoiar os empreendedores e conectá-los de forma positiva e sólida ao ecossistema.”

Para o futuro, a Alana pretende fazer uma captação Serie A e expandir a atuação para o mercado norte-americano.

 

Legenda da imagem: Lais Cesar (ao centro), Head de Open Innovation da Alana AI, recebendo o reconhecimento no South Summit Brazil 2023, com a presença do vice-presidente do Banrisul, Irany Sant’Anna Junior (terceiro, da esquerda para a direita).

 

Leave a Reply