STF atende PCdoB e libera Lula para nomear políticos em diretorias de estatais e conseguir maioria no Congresso.

Acredite se quiser: o ministro Ricardo Lewandowski, que já havia cometido a proeza de fatiar a cassação de Dilma Roussef, agora legisla e muda a lei das estatais para favorecer Lula.

Lewandowski, do STF, suspende última ação ativa contra Lula e cita  mensagens da Lava Jato - 02/03/2022 - Poder - Folha

O STF abriu caminho para que lula comece a compra de maioria no congresso em troca de cargos, ao suspender regra da Lei das Estatais que vigorou nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, que proíbe indicar ministros e secretários para direção de estatais. O ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, também fixou que integrantes de partidos podem ser indicados para cargos em estatais, mas devem deixar as legendas. A Lei nº 13.303, de 2016, determinava em 36 meses o período de impedimento a quem tenha atuado em estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a campanha eleitoral para fins de exercício de cargo de administrador de empresa pública ou sociedade de economia mista, bem como membros de conselhos da administração.

A decisão do STF deu-se no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADI 7331, proposta pelo PCdoB, Partido Comunista do Brasil.

Leave a Reply