Segurança: Canoas é um dos municípios prioritários do Pronasci 2

Canoas é um dos 163 municípios prioritários do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), desenvolvido pelo Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.

Canoas terá setor de Inteligência e Análise Criminal

A adesão do município foi assinada na terça-feira (25) pelo prefeito Jairo Jorge, que participou, em Brasília, com o secretário de Segurança, Delegado Guilherme Pacífico, do Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para Pacífico, o Pronasci 2 poderá trazer grandes benefícios para Canoas, assim como já ocorreu na primeira edição do programa.

“Canoas foi uma grande referência na primeira edição, com diversos projetos. Entre eles, a constituição dos gabinetes de gestão integrada, o Observatório de Segurança Pública, programas voltados à atenção a jovens e a grupos vulneráveis, além de incremento nas tecnologias, como o detector de disparos de arma de fogo, sistema Shotspotter e o incremento do videomonitoramento. Canoas terá, como teve no passado, um protagonismo dessas ações capitaneadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública”, salientou o secretário.

Sobre o programa

O Pronasci 2 tem entre seus eixos prioritários o fomento às políticas de segurança pública com cidadania e o combate ao racismo estrutural e à violência de gênero. O programa é executado pela União em cooperação com estados e municípios, a partir da apresentação de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Leave a Reply