Partido de Lira forma maior bloco da Câmara, com 175 deputados

O grupo será composto por PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e pela federação Cidadania-PSDB

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fechou um acordo para retomar o controle do que será o maior bloco partidário da casa legislativa. O “superbloco” reunirá legendas do centro, de direita e da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma demonstração de força do parlamentar alagoano.

O grupo será composto por PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e pela federação Cidadania-PSDB e terá ao todo 175 deputados. O movimento é uma resposta ao bloco formado no fim de março por MDB, PSD, Republicanos, Podemos, PSC, com 142 parlamentares.

O “superbloco” foi anunciado pelo deputado Elmar Nascimento (BA), aliado de Lira e líder do União Brasil na casa legislativa, em um pronunciamento feito no Salão Verde da Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (12).

Nos bastidores, a notícia é vista como demonstração de força de Lira em meio a uma disputa que começa a ser travada por sua sucessão ao comando da Câmara dos Deputados a partir de 2025. De um lado, Elmar Nascimento é visto como o favorito do atual mandatário para a troca de bastão. Do outro, aparece o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Blocos partidários são formados por duas ou mais legendas em busca de maior força na casa legislativa e de prerrogativas específicas. Os maiores agrupamentos conseguem mais espaços em comissões temporárias, além de precedência nas relatorias de proposições.

Leave a Reply