Maior jornal dos EUA, Wall Street Journal vê com preocupação movimentos do TSE para amordaçar opositores de Lula

 

Uma análise da campanha eleitoral brasileira publicada nesta segunda-feira (24) no maior jornal dos Estados Unidos, o The Wall Street Journal, observa os movimentos da campanha do ex-presidente Lula e as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação a notícias que fazem crítica ao candidato. O texto intitulado “Esquerda brasileira tenta amordaçar discurso político” (Brazil’s Left Tries to Gag Political Speech) foi escrito por Mary Anastasia O’Grady, membro do conselho do periódico.

O artigo destaca que o TSE é liderado por um juiz notoriamente anti-Bolsonaro, Alexandre de Moraes, e que revestido de grandes poderes tem se dedicado a “amordaçar os críticos de Lula”.

“A Constituição do Brasil proíbe a censura, e a repressão descarada do tribunal à liberdade de expressão alarmou a nação. Mas o juiz (Alexandre) de Moraes, que também é presidente do STF, não dá sinais de recuar”, pontua a autora.

“Bolsonaro melhorou o clima de investimentos no Brasil”, diz o Wall Street Journal

O artigo também reconhece os méritos dos últimos quatro anos, afirmando que Bolsonaro melhorou o clima de investimentos no país e conseguiu, ao mesmo tempo, reduzir gastos e aumentar valores dos programas de transferência de renda aos mais pobres, comenta O’Grady.

Leave a Reply