Julho de 2019: Esposa e três irmãos do senador e ex-governador do AM Omar Aziz são presos em operação da PF

Recordando Julho de 2019:
Esposa e três irmãos do senador e ex-governador do AM Omar Aziz são presos em operação da PF
Três PMs também foram presas temporariamente durante operação que investiga corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. De manhã, PF fez buscas na casa do senador em Manaus.

Aziz, atual presidente da CPI da Covid no Senado Federal, não foi preso por ter imunidade parlamentar como Senador. foi alvo da operação “Maus Caminhos”, do Ministério Público Federal, cujo objetivo era apurar o desvio de cerca de R$ 260 milhões da saúde do estado por meio de contratos firmado com o governo do estado do Amazonas.
Nejmi Aziz, esposa do senador e ex-governador do Amazonas Omar Aziz, foi presa pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (19). Foram presos temporariamente, além da ex-primeira dama, três irmãos de Omar, três policiais militares e uma oitava pessoa não identificada. Todos são alvos da operação Vertex, que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa. Um nono alvo das investigações, em Brasília, tem mandado de prisão em aberto.
Os três irmãos de Omar Aziz, presos ao longo da manhã desta sexta, são: Murad, Amim e Mansour Aziz. A PF não repassou maiores informações sobre os policiais presos. A operação cumpre agora um 9º mandado de prisão, em Brasília.
Ao todo foram cumpridos oito mandados de prisão temporária em Manaus. Um último, em Brasília, está em aberto. 15 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas (de aproximadamente 92,5 milhões de reais), e sete mandados de sequestro de bens móveis e imóveis.

Segundo a PF, entre as vantagens indevidas de que se tem suspeita, teria acontecido entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.

Leave a Reply