Em Porto Alegre,Saúde alerta para risco de intoxicação e até cegueira com produtos usados para modelar cabelos

Produtos podem ocasionar intoxicação,e até cegueira.Anvisa divulga lista de POMADAS DE CABELO que podem causar CEGUEIRA  TEMPORÁRIA; confira marcas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), alerta profissionais que modelam e trançam cabelos, seus clientes e pessoas que utilizam produtos para este fim sobre o risco de intoxicação decorrente do uso de determinadas marcas.

A principal preocupação é com pomadas modeladoras e para tranças, além de higienizador de pincéis e escovas. Os efeitos adversos atingem especialmente a região dos olhos. O alerta decorre de informação do Ministério da Saúde sobre a ocorrência de intoxicação após o uso em pessoas residentes nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, São Paulo e Paraná.

Entre os sintomas relatados no período de março de 2022 a janeiro deste ano estão cegueira temporária (considerada um efeito colateral grave), inflamação, sensação de corpo estranho, ardência, dor, coceira, vermelhidão e inchaço nos olhos. A maior parte dos efeitos aconteceu após contato com líquidos – chuva, piscina ou banho de mar e até em contato do suor com as substâncias.

Em função dos relatos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu medida cautelar, com interdição dos produtos. Acesse neste link a nota informativa da Anvisa e a lista dos produtos. A recomendação é de não utilizar as marcas referidas na nota da Anvisa. E, caso tenha em estoque algum deles, a recomendação é de entrar em contato com a empresa em que foi adquirido para verificar a forma de devolução. Quem fez uso recente de algum dessas marcas deve ter cuidado ao lavar os cabelos para não entrar em contato com os olhos.

Notificação – Em caso de qualquer efeito colateral, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo e informe a Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre (DVS/SMS), pelo serviço 156 (telefone ou meio eletrônico, pelo endereço 156web.procempa.com.br, ou a Anvisa.

Leave a Reply