Concessionária afirma que Aeroporto Salgado Filho segue fechado por tempo indeterminado em Porto Alegre

A concessionária Fraport informou, nesta quinta-feira (22), que ainda não há prazo para reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A medida consta em uma portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que proíbe operações de pouso e decolagem no terminal.

O aeroporto não recebe voos desde o dia 3 de maio, quando a chuva se intensificou em Porto Alegre. Nos dias seguintes, a pista de pousos e decolagens e o terminal ficaram completamente alagadas, após falhas no sistema anticheias da capital. “Assim que possível, trabalharemos na avaliação de danos causados pela enchente, bem como com desenvolver um plano de recuperação do sítio aeroportuário”, diz a Fraport.

A Anac afirma que a suspensão das operações no Salgado Filho “levou em consideração a impossibilidade de utilização do sistema de pistas e, consequentemente, todo o complexo aeroportuário”. Segundo a agência, a situação só poderá ser analisada após a diminuição do volume de água no local.

A região do aeroporto, na Zona Norte de Porto Alegre, segue inundada em razão da dificuldade de escoar a água acumulada na superfície. A cidade voltou a registrar alagamentos nesta quinta, depois que a rede de esgoto pluvial não conseguiu dar conta da vazão da água da chuva.

O Rio Grande do Sul registra 163 mortes em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde 29 de abril. Em boletim divulgado às 9h desta quinta-feira (23), a Defesa Civil ainda informou que 72 pessoas estão desaparecidas.

Leave a Reply