Ata do Copom, IPCA-15, RTI e inflação PCE nos EUA: o que acompanhar na semana

Após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortar a Selic em 0,5 ponto percentual (p.p.), para 12,75% ao ano, e sinalizar cortes na mesma magnitude nos encontros seguintes, os próximos dias trarão divulgações importantes para os próximos passos da política monetária.

Ata do Copom, IPCA-15, RTI e inflação PCE nos EUA: o que acompanhar na  semana - InfoMoney

O Banco Central publicará a ata do Copom na terça-feira (26) e o Relatório Trimestral de Inflação na quinta (28). “Os agentes de mercado esperam análises sobre o impacto das taxas de juros mais altas no cenário global e o grau de ociosidade na atividade doméstica (hiato do PIB), entre outros temas”, aponta a XP.

No campo de indicadores econômicos, no mesmo dia da ata do Copom será divulgado o IPCA-15 de setembro.

O Itaú espera que o IPCA-15 acelere para 0,34% (de 0,28% em agosto), com pressões de alta vindas dos preços administrados (especialmente da gasolina devido aos recentes aumentos de preços da Petrobras PETR4).

“É digno de nota que a taxa anual provavelmente subirá para 5,0%, ante 4,2% em agosto, devido à base de comparação mais baixa após os cortes de impostos do ano passado. Em relação ao núcleo da inflação, esperamos desaceleração adicional na margem, com crescimento subjacente dos serviços e da indústria”, aponta a equipe econômica do banco.

Além disso, o IGP-M de setembro será divulgado na quinta-feira. O banco espera um aumento mensal de 0,29%, levando a taxa anual para -6,0%, ante -7,2% em agosto. Os preços no atacado industrial poderão acelerar, refletindo o reajuste dos preços da Petrobras, enquanto os preços no atacado agrícola deverão apresentar alguma deflação, aponta o Itaú.

Leave a Reply