Articulação política reuniu sete governadores do Sul e Sudeste

Da coluna do jornalista Flavio Pereira no jornal O SUL:

O governador gaúcho Eduardo Leite esteve sexta-feira e sábado em Belo Horizonte, integrado ao grupo de governadores que formalizaram a criação do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, o Cosud, grupo que reúne os sete estados que compõem as regiões e se propõe a ser um mecanismo para troca de experiência entre as gestões e para articulações políticas em favorecimento regional. A agenda pública reuniu, além de Leite, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Tarcísio de Freitas (Republicanos), chegou atrasado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi eleito como coordenador do grupo pelos seis demais governadores na conclusão do 8º encontro do Cosud. Na entrevista coletiva, Eduardo Leite reportou ao tema dos estados, como é o caso do Rio Grande do Sul, que têm uma dívida contratada com a União, que não abre mão do valor, e que se viram na contingência de assinar o acordo:

– Se a RFF (Regime de Recuperação Fiscal) é suficiente, está adequada ou precisa de melhorias e aperfeiçoamentos nas regras, são questões que podem ser discutidas, mas o que estava em decisão era: ou a gente adere ou volta a pagar as parcelas cheias da dívida, o que seguramente é pior para os nossos estados.

Estados ainda correm atrás do RRF

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lembrou que 93% da dívida dos estados com União são dos membros do Cosud. Romeu Zema disse que Minas Gerais já aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal de forma judicial e “só falta a Assembleia Legislativa concretizar”.

 

Leave a Reply