Sob fortes ameaças, reitor Luciano Schuch anuncia volta do vestibular em Santa Maria este ano

Quem passasse ontem pelo prédio onde se realizou a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, imaginaria que seus membros estivessem sob ameaça de alguma perigosa facção criminosa.

São os novos tempos, da nova democracia vigente no país.

Protegidos por forças da Polícia Federal e Brigada Militar, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, e os membros do Conselho conseguiram votar a proposta de retorno do tradicional vestibular, que foi abolido em 2014, quando a universidade deu as costas à comunidade regional, que não participou da decisão.

Após a invasão do local da reunião na última segunda-feira, com ameaças de agressão física aos membros do conselho, o reitor Luciano Schuch não se intimidou e pediu providencias aos órgãos de segurança contra os criminosos para que nova reunião fosse realizada.

Ontem, com segurança garantida, na votação ocorrida no auditório do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais no campus de Camobi, a proposta de retorno do vestibular foi vitoriosa, com 32 votos contrários e 23 favoráveis a um parecer que vetava o retorno do certame democrático.

A respeito da volta do vestibular, o reitor assegura que já no segundo semestre de 2023 a UFSM terá 30% das vagas destinadas aos candidatos que prestarão o novo vestibular.

Leave a Reply