Governo gaúcho flexibiliza abertura do comércio no interior.

Os municípios do interior do estado estão autorizados à liberação do comércio, mediante cuidados específicos, a critério dos prefeitos. O governo do Rio Grande do Sul vai permitir que municípios de fora da Região Metropolitana e da Serra autorizem a abertura do comércio a partir desta quinta-feira, 16, com restrições. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB) nesta quarta-feira, 15. A decisão caberá a cada prefeitura.

O governador Eduardo Leite anunciou na entrevista coletiva, um novo modelo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus a partir de agora, que chamou de “distanciamento controlado”, para permitir uma retomada gradual da atividade econômica no Estado. Na Região Metropolitana e na Serra, onde se concentra o maior número de casos confirmados, as orientações em vigor – que envolvem fechamento generalizado de serviços não essenciais – serão prorrogadas até o dia 30 de abril.

A medida, que será formalizada em um novo decreto estadual a ser assinado ainda nesta quarta ou na quinta-feira, permite que as prefeituras liberem o funcionamento do comércio por meio de decretos próprios, porém prevendo restrições de acesso aos estabelecimentos. Os detalhes ainda estão sendo divulgados pelo governo.

Deixar uma resposta