Consul dos Estados Unidos defende em Porto Alegre a diplomacia como forma de “construir relacionamentos”

“Diplomacia significa construir relacionamentos e garantir que você encontre um terreno comum”, afirmou a cônsul-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Carrie Muntean. A diplomata participou da abertura da 4ª edição do POAMUN – Behind Closed Doors, sediado na Pan American School, em Porto Alegre. A cônsul-geral dos Estados Unidos relatou que também participou do clube MUN na escola, quando era estudante, e fundou uma unidade anos mais tarde em sua universidade, em Nova York.

O tema escolhido – Behind Closed Doors – aborda como assuntos internacionais sensíveis são decididos em reuniões a portas fechadas. Participaram desta edição cerca de 70 alunos da Pan American School e outras sete instituições convidadas: Colégio Militar de Porto Alegre, La Salle Santo Antônio, Colégio Farroupilha, Colégio Salesiano Dom Bosco Porto Alegre, Colégio Marista Rosário, Escola Americana do Rio de Janeiro e Saint Nicholas School de Pinheiros (SP).

O evento encerrou no domingo (10), com o propósito de estimular o consenso e a diplomacia. Ao longo de três dias, estudantes de oito escolas participaram de uma reunião semelhante à da Organização das Nações Unidas (ONU). A Pan American School de Porto Alegre sediou o simulado de diplomacia mundial, que estimula jovens a aprender a lidar com distintas situações e conflitos internacionais fictícios. A intenção é treinar a argumentação para resolução de crises por meio do consenso. A secretária-geral do evento, Gabriela Saute, que também preside o POAMUN Club, destacou o objetivo de criar espaços para a formação de lideranças positivas. Já o coordenador do ensino fundamental 2 e ensino médio, Bruno Britto, avaliou que os estudantes puderam desenvolver a argumentação e a expressão: “o grande objetivo é o aprendizado dos estudantes, o desenvolvimento da argumentação e da expressão”, destacou.

Leave a Reply