PORTO ALEGRE: Acendimento da Chama Crioula dá início oficial ao 44º Acampamento Farroupilha

A chegada da Chama Crioula nesta segunda-feira, 7, no Parque Harmonia, marcou a abertura oficial do 44º Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. A centelha da pira da Pátria foi conduzida por cavalarianos do piquete República Rio-grandense e entregue ao prefeito Sebatião Melo que realizou o tradicional ato de acendimento da Chama Crioula.

“A chegada da Chama Crioula tem um simbolismo muito especial para o Rio Grande do Sul e marca um dos momentos mais importantes dos nossos festejos. O Acampamento Farroupilha é um espaço de convivência, cultura, gastronomia e empreendedorismo, construído por milhares de pessoas que mantêm vivas as nossas tradições. Até o dia 20 de setembro, queremos que porto-alegrenses e visitantes aproveitem este espaço como uma extensão da sua casa, celebrando a nossa história e tudo aquilo que ela nos ensina para construirmos o futuro” – Prefeito Sebastião Melo.

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Betina Worm, da secretária municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte, da patrona do Acampamento, Fatima Gimenez, e autoridades.

“Hoje Porto Alegre recebe o fogo que percorre campos, estradas, cidades, carregando consigo  a identidade de um povo que encontrou na tradição uma forma de permanecer vivo. É a chama que nasce da centelha da Pátria e que, ano após ano, se transforma em símbolo de fraternidade, coragem e hospitalidade”, destacou a secretária Liliana Cardoso.

A patrona do Acampamento Farroupilha 2026, Fátima Gimenez, saudou os cavalarianos, piqueteiros e o público: “É um momento de muita emoção. Viva o Rio Grande  e viva a cultura gaúcha”.

O evento segue até 20 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, reunindo 236 piquetes em uma área de 100 mil metros quadrados.

A programação cultural tem como tema 400 anos da Herança Jesuítica e Guarani. A expectativa é a de ultrapassar dois milhões de pessoas no evento, que está aberto de domingo a domingo, a partir das 8h. Estão programadas mais de 120 atrações musicais e artísticas nos palcos. Os shows ocorrem diariamente, das 16h à meia-noite, também com entrada gratuita.

Entre os nomes já anunciados estão Tchê Barbaridade, Tchê Guri, Mano Lima, Pirisca Grecco e Jairo Lambari Fernandes. Também vão acontecer shows de música, dança e poesia, além de apresentações de CTGs, declamadores, trovadores e chuleadores.

Deixe uma resposta