
O presidente Lula (PT) afirmou ontem que não vai liberar novas verbas para o Rio Grande do Sul, sem a apresentação dos projetos, após criticar o fato de que o Governo Federal liberou R$ 6,5 bilhões para atender de forma mais rápida os problemas causados pelas chuvas “e dois anos depois, só estamos liberando R$1,5 bilhão”.
Foi durante a reunião do Fundo de Apoio à Infraestrutura para Recuperação e Adaptação a Eventos Climáticos Extremos (Firece) realizada em Canoas, quando o presidente Lula cobrou que se esclareça de quem é a culpa pelo atraso nessa liberação: se da Caixa Econômica Federal, do próprio Governo Federal, do Governo do Estado, ou dos prefeitos.
Na reunião, Eduardo Leite (PSD), justificou a demora na utilização dos recursos: “são projetos muito grandes, que precisaram ser revistos em virtude da enchente”, comentou o governador. O presidente porém, foi taxativo: “Não podemos mais liberar dinheiro se não tiver projeto”, comentou Lula.
