South Summit movimenta rede hoteleira, bares e restaurantes em Porto Alegre

O South Summit, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia, está movimentando os setores econômicos da cidade. Após dois anos sem grandes eventos devido à pandemia, as redes hoteleira, de gastronomia e serviços de Porto Alegre retomam suas atividades e apostam em um atendimento diferenciado e qualificado para receber os milhares de visitantes que virão à Capital nesta semana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a expectativa é de que o evento – que ocorre de 4 a 6 de maio – impacte diretamente a economia da cidade, tanto para os setores ligados ao turismo, como para empresas e startups locais que podem receber grandes investimentos internacionais.

“Este é um encontro que promove nossas empresas locais, deixa conhecimento em inovação enraizado na Capital e leva consigo o nome da cidade. Teremos lideranças e empresários dispostos a aportarem grandes valores em startups, o que reflete em toda a sociedade, principalmente na retenção de talentos e geração de emprego e renda”, afirma o titular da SMDET, Vicente Perrone.

Atendimento diferenciado – Os bares e restaurantes estão atentos à movimentação e apostam no evento internacional como uma forma de ampliar o faturamento e amenizar os prejuízos dos últimos anos. Para atrair os turistas, alguns estabelecimentos prepararam ações específicas que atendam aos participantes do South Summit, como promoções e uma programação especial com música para os dias do evento.

Quem participar do South Summit e apresentar a credencial pode ter descontos em alguns locais. Há também produção de copos temáticos do evento, cardápio em inglês e atendimento especializado de profissionais que falam inglês e espanhol para direcionar os turistas.

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Rio Grande do Sul, Maria Fernanda Tartoni, aponta que o momento é ideal para Porto Alegre receber o South Summit e que os estabelecimentos da cidade estão entusiasmados. “Um evento como este, que fomenta o turismo de negócios e gira em torno da tecnologia e inovação, tem grande importância para nós. Porto Alegre está se estabelecendo como um polo mais turístico, valorizando seus pontos de destaque, ambiente agradável, com povo hospitaleiro e uma gastronomia fantástica”, destaca.

Qualificação – Já o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) espera ter um aumento de, pelo menos, 40% nas reservas de hotéis nesta semana. Alguns deles já estão praticamente lotados. Aproveitando o South Summit, o Sindha disponibilizou gratuitamente 90 vagas de cursos de qualificação de garçom, camareira, línguas e atendimento para as equipes do setor hoteleiro e gastronômico nos meses de março e abril.

“O South Summit é um evento que já está trazendo uma grande experiência para o setor do turismo da Capital, impactando diferentes áreas. O movimento no segmento da hotelaria e gastronomia vai acontecer. A taxa de ocupação hoteleira deve chegar a 90%, motivo de satisfação para o setor. Que seja um excelente momento de progresso para nossa cidade, empresas e sociedade”, completa o presidente do Sindha, Paulo Geremia.

Leave a Reply