
O investimento do governo Leite em ações de qualificação profissional e apoio à geração de renda em municípios do litoral gaúcho supera R$ 17,5 milhões. As iniciativas, executadas por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), já beneficiaram diretamente mais de 6,4 mil pessoas na região, desde a criação da pasta, em janeiro de 2023.
Os programas RS Qualificação, Artesão em Foco, MEI RS Calamidades, RS Qualificação Recomeçar e Carretas do Saber alcançaram municípios estratégicos do litoral. As iniciativas atenderam tanto trabalhadores em busca de inserção ou recolocação no mercado quanto microempreendedores individuais impactados pelos eventos meteorológicos de 2024.
O investimento representa um marco na história da qualificação profissional no Rio Grande do Sul. Antes dos programas executados pelo governo do Estado, por meio da STDP, não havia repasse de recursos aos municípios para fomentar iniciativas voltadas à qualificação da população.
“A qualificação profissional é uma das principais ferramentas para ampliar as oportunidades de trabalho, gerar renda e fortalecer a economia local. Os investimentos no litoral demonstram o compromisso do governo do Estado em apoiar os trabalhadores e empreendedores, contribuindo para um Rio Grande do Sul mais desenvolvido e preparado para o futuro”, destacou o titular da STDP, Gilmar Sossella.
O Programa RS Qualificação já destinou mais de R$ 588 mil para a formação de aproximadamente 880 pessoas na região. A iniciativa atendeu os municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Caraá, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Mostardas, Osório, Pelotas, Torres e Três Cachoeiras. Os cursos foram voltados à ampliação das oportunidades de emprego e à melhoria dos indicadores socioeconômicos locais.
