Representantes da cultura literária de Canoas se reúnem com diretor do Ministério da Cultura

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promoveu, nesta quinta-feira (25), encontro de representantes de livreiros de Canoas, bibliotecas comunitárias e do Colegiado do Livro, Literatura e Leitura, com o diretor do Livro, Literatura, Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção. O evento ocorreu no Salão Nelson Paim Terra, no Paço Municipal.

O grupo debateu políticas públicas de literatura da cidade. “É muito importante discutir, debater, planejar e pensar sobre políticas de livro, leitura, literatura e cultura. Ainda mais nessa cidade que, pra mim, é tão importante”, afirmou Assumção, que foi secretário de Cultura de Canoas, em 2009, quando ocorreu a criação da pasta.

Para o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a visita é de extrema importância para fomentar a cultura da leitura na cidade. “Receber o Jéferson aqui em Canoas é uma honra muito grande, pois se trata de uma pessoa extremamente dedicada à literatura, com muito conhecimento, e que é capaz de nos auxiliar a trabalharmos cada vez mais as políticas públicas literárias na cidade”, ressaltou.

A fundadora do Centro Cultural Indayá, no bairro Nossa Senhora das Graças, Caren Indayá, destacou os motivos que a fizeram participar do encontro: “Eu tenho um salão de beleza e lá eu via a necessidade das pessoas pela leitura. Por isso, eu sempre tive livros para distribuir, mas agora eu tenho também o Centro Cultural, que é uma biblioteca. Então, isso me motivou a vir aqui falar sobre as políticas para levar os livros para a comunidade”.

“Eu acho extremamente importante a vinda dele para cá, pois ele é uma referência dentro da cultura e da política cultural. Ele foi nosso secretário de Cultura aqui em Canoas, então estar aqui discutindo com ele, debatendo com as entidades, é um avanço dentro da nossa cidade”, destacou o presidente da Associação Canoense de Escritores e coordenador do Colegiado do Livro de Canoas, Walter Kuhne Júnior.

 

Leave a Reply