Ramiro denuncia que repasse de recursos da Cultura no governo Lula privilegiam companheiros do PT e PSOL

Ontem, no Dia Nacional da Cultura, o governo federal anunciou a alocação histórica de recursos destinados ao setor. Até 2027, o Ministério da Cultura pretende investir R$ 15 bilhões no setor cultural de Estados e municípios, por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura).

Sobre o tema, o vereador Ramiro Rosário (Novo) publicou ontem um vídeo desvendando o repasse de verbas do Ministério da Cultura do Governo Lula a aliados do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul. A investigação foi provocada por reportagem do Estadão. Segundo Ramiro, no Rio Grande do Sul, foi nomeada para essa tarefa Mariana Martinez, filiada ao PT desde 2008. Conforme apuração da Bancada do Partido Novo, ao lado de Martinez foi nomeado Daniel Bender Ludwig, suplente de vereador pelo PSOL em Porto Alegre. Juntos, eles escolheram a ONG “Caminhos da Cultura” para receber R$ 2,6 milhões. Daniel também é lobista do setor de captação e já inscreveu a mesma ONG para receber recursos pelo Fundo de Apoio à Cultura.
Além disso, o presidente da ONG Caminhos da Cultura é Carlos Augusto Silveira, conhecido como Seu Carlos, que foi candidato a vereador, este ano, pelo MDB em São Miguel das Missões. PT e MDB estiveram juntos na mesma coligação, que apoiou o candidato do PDT. Essa ONG não é a única que receberá recursos. Junto dela, afirma Ramiro, está o Instituto de Desenvolvimento e Organização Social Sepé Tiarajú. O presidente da organização é João Vicente Batista, filiado histórico do PT desde 1997.

Leave a Reply