Qualidade do ar melhorou nas ruas.

Um dado positivo em relação ao meio ambiente. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria da Saúde (SES) propõe a reflexão sobre o tema “menos carros nas ruas, menor poluição do ar” e orienta as pessoas a deixarem seus carros em casa sempre que puderem, mesmo depois da pandemia de Covid-19.

Segundo o Boletim Informativo do Vigiar-RS, publicado pela Divisão de Vigilância Ambiental, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), foi constatada uma melhora na qualidade do ar de Porto Alegre, entre 16 de março e 14 de abril, período de distanciamento social implementado para o enfrentamento à transmissão do coronavírus.

A coordenadora do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Claudia Ramos Rhoden, fez uma pesquisa dos dados junto a cinco estações de monitoramento do ar existentes na Capital. O resultado foi publicado no Boletim Vigiar RS e mostrou uma redução geral de 22% (média das cinco estações) na concentração de material particulado 2,5, um tipo de poeira muito pequena que é capaz de chegar aos pulmões e circular no organismo das pessoas, podendo ocasionar vários problemas de saúde.

Leave a Reply