A decisão da Assembleia Legislativa de aprovar a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao líder do Movimento Sem Terra, João Pedro Stédile, na mesma semana em que o MST voltou de forma criminosa a invadir propriedades no Rio Grande do Sul , levou o deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) a propor um projeto para alterar resolução de mesa que instituiu a Medalha.
Hoje, a maior honraria do Legislativo gaúcho pode ser concedida de forma quase automática, uma vez a cada mandato de deputado a qualquer cidadão, dependendo apenas da aprovação de um seleto grupo de membros da Mesa Diretora. Pelo projeto de Rodrigo Lorenzoni, a proposta deverá ser submetida ao plenário e aprovada com maioria simples de todos os deputados.
Para o deputado, “a Assembleia Legislativa, como Casa do Povo, deve expressar a vontade do povo e por isso devemos ampliar a discussão no plenário. É inconcebível que esse movimento criminoso receba uma honraria, por isso estou propondo a alteração dos critérios. Eu tenho compromisso com os valores do povo gaúcho, admiro quem trabalha e não vou homenagear aqueles que agem contra quem produz”.