Presidentes do BNDES e da Eletrobras abordam pacto energético em podcast

O novo episódio do Podcast Eletrobras teve como convidados os presidentes do BNDES, Gustavo Montezano, e da Eletrobras, Rodrigo Limp, que falaram sobre o pacto energético “Descarbonização da matriz elétrica dos sistemas isolados da Amazônia substituindo geração a diesel por energia limpa, renovável e acessível”, submetido à ONU pelas duas empresas no fim de setembro.

Existem, hoje, 257 sistemas isolados com capacidade instalada de 1.218 MW na Amazônia brasileira, sendo mais de 90% dessa capacidade baseada em geração a diesel, com alta intensidade de emissões e custo elevado. Os esforços conjuntos entre as duas instituições promoverão um estudo estruturado, considerando aspectos econômico, socioambiental, tecnológico, regulatório, legal e de governança, para o estabelecimento de uma abordagem efetiva para a substituição do diesel.
No podcast, os executivos abordaram o compromisso de ambas as companhias com a Agenda 2030 da ONU. Montezano explicou o papel do banco como um dos maiores financiadores de energia renovável no mundo, enquanto Limp tratou do tema sob o ponto de vista da expertise da Eletrobras em energia limpa e o papel da empresa na transição energética no Brasil.

Leave a Reply