Cibercriminosos sequestraram arquivos locais de todas secretarias do município, criptografando dados e exigindo um resgate de US$ 10 mil em moedas digitais
A prefeitura procurou empresas especializadas em criptografia para auxiliar na recuperação dos dados, mas, até o momento, não houve sucesso por causa da complexidade do ataque.
NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE URUGUAIANA
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa que foi vítima de um ataque hacker na última segunda-feira (25/11). Foram sequestrados os arquivos locais de todas as secretarias e criptografados os mesmos.
O Executivo Municipal já registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil. Além disso, todas as medidas possíveis e cabíveis já foram tomadas, como, por exemplo, contato com empresas especializadas em criptografia para solucionar a questão. Não foi obtido êxito até o momento em razão da complexidade do ataque.
É importante salientar que a ação atingiu arquivos locais da Prefeitura. Desta forma, não há prejuízo nos demais sistemas, como, por exemplo, folha de pagamento dos servidores, emissões de nota fiscal, pagamento a credores, dentre outros.
As equipes seguem em busca de solução para o problema que, nos últimos tempos, frequentemente tem atingidos páginas de órgãos públicos. Em 2024, dentre as Prefeituras atingidas pela ação estão Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em uma análise deste ano, a Prefeitura de Salvador registrou 10 milhões de tentativas diárias de ataques hacker.