Prefeito Jairo Jorge vai à Brasília em busca de recursos para a saúde de Canoa

Em audiências no Distrito Federal, Prefeitura está construindo alternativas para quitar o déficit de R$ 14 milhões do Hospital Universitário no menor prazo possível Jairo Jorge encontra Busato em Brasília e trata sobre recursos para saúde de Canoas e mais - Timoneiro Canoas

A primeira agenda do prefeito, na manhã desta terça-feira, 23, foi com o deputado federal, Luiz Carlos Busato, e com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. No encontro, Jairo Jorge reforçou a urgência para que o Município receba recursos extraordinários, na ordem de R$ 14 milhões, a serem destinados para cobrir o déficit do Hospital Universitário. “Viemos até Brasília em busca de ajuda, pois a instituição e os canoenses têm pressa. Este montante, que deveria ter sido aditivado em contrato ainda no passado, agora se acumula em dívidas. Não temos tempo a perder, precisamos que o hospital tenha seus serviços funcionando plenamente, pois ele é responsável pelo atendimento de municípios de várias regiões do estado e não pode ser tratado como instrumento político”, ressaltou o prefeito. No encontro, Jairo pediu ajuda na agilidade em liberar recursos provenientes de portarias específicas para a saúde.

*Relações Institucionais*
Já à tarde, em reunião com Maurílio Labanca, gerente de Assuntos Federativos do Ministério de Relações Institucionais, Jairo Jorge tratou sobre emendas parlamentares. Existem recursos destinados para a área da saúde de Canoas que também necessitam de celeridade na liberação.

*Ministério da Saúde

Em reunião com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Elton Bernardo Bandeira de Melo, e acompanhado do deputado Busato, Jairo tratou exclusivamente sobre a situação do Hospital Universitário. Do encontro, o prefeito saiu com boas perspectivas de quitar a dívida do HU e normalizar plenamente os serviços num período de 30 a 60 dias. Os recursos serão provenientes de um incremento no teto do MAC (Média e Alta Complexidade) que o município pode utilizar.

*Ministério dos Transportes

A última audiência do dia foi para tratar sobre a conexão dos bairros Fátima e Rio Branco à RS 448 pela Perimetral Oeste. Uma demanda que está em espera desde 2013, há exatos 10 anos. No encontro, o prefeito recebeu a positiva de que deverá ser criado um projeto junto ao Ministério dos Transportes, Dnit e com a concessionária CCR ViaSul para viabilizar a obra. Em breve, uma reunião com representantes de todas as instituições deve ocorrer para dar início e agilidade no projeto.

Boa nova para o Centro da Cidade

Outra tratativa da reunião foi sobre o viaduto da Domingos Martins. O prefeito saiu com a confirmação do MT de que a obra será realizada tão logo se encerre a do Parque da Expointer. A obra principal será executada pelo governo federal, e as complementares pela Prefeitura.
O encontro contou com o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, com a secretária Nacional de Transportes Rodoviário, Viviane Esse, o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, e demais assessores parlamentares.

Leave a Reply